Nessa quarta-feira (3), foi realizada mais uma Operação para combater o furto de energia elétrica em Rio Claro. Os trabalhos contaram com quatro equipes da Elektro e cinco equipes da Polícia Civil, com policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE), Central de Polícia Judiciária (CPJ) e Seccional.
No total, 11 casas foram fiscalizadas e sete pessoas acabaram presas em flagrante pelo crime. Os trabalhos resultaram em cinco prisões em flagrante delito pelo crime de Furto Qualificado Consumado (Furto de Energia) nos bairros Jardim Progresso, Vila Bela, Jardim Guanabara, Jardim Wenzel e Jardim Centenário.
Todos os locais foram vistoriados também por uma Equipe do Instituto de Criminalística de Rio Claro. O prosseguimento dos trabalhos de polícia judiciária está a cargo da Central de Polícia Judiciária de Rio Claro.
BALANÇO
Este tipo de operação é realizada com frequência. Quando a Elektro detecta o crime, aciona a polícia para realizar o flagrante. A Elektro, empresa do Grupo Neoenergia, desligou 6 mil ligações clandestinas, conhecidas como gatos, em casas e estabelecimentos comerciais, nos seis primeiros meses de 2019. A empresa realiza a “Operação Varredura” em várias cidades dos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. De janeiro a junho, já foram feitas 34 mil inspeções que identificaram 2.700 casos de fraude na rede elétrica.
RIO CLARO
Em Rio Claro, de acordo com a concessionária, neste ano foram 1.113 inspeções com 170 pontos clandestinos, incluindo residências e estabelecimentos comerciais. Em Limeira, por exemplo, a energia recuperada é o suficiente para abastecer o município de Iracemápolis, com cerca de 24 mil habitantes, por três dias. Na cidade, foram identificados 130 casos irregulares durante inspeções realizadas em comércios, empresas e residências.
Os bairros com maior número de fraudes são: Bairro dos Pires, Jardim do Lago e Jardim Colina. Orientação de segurança – Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos”, corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.
Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança. A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente na utilização de aparelhos, tais como ar condicionado, chuveiro, ferro de passar roupa, freezer, entre outros.