Equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Rio Claro prendeu, na manhã dessa quarta-feira (16), o bandido que invadiu uma padaria no bairro Vila Alemã. As imagens de câmeras de segurança do local contribuíram no trabalho de investigações da Polícia Civil para chegar até o criminoso, que foi preso em sua residência no bairro Mãe Preta.
O acusado ainda estava dormindo, quando foi abordado pelos policiais, que deram cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão com prisão temporária expedida pela 1ª Vara Criminal de Rio Claro, em desfavor do acusado, de 38 anos. Ele acabou confessando o crime e ficou recolhido.
O CRIME
A prisão ocorreu oito dias após a tentativa de assalto praticada pelo indivíduo. Ele invadiu o estabelecimento, que fica na Rua 3-A com a Avenida 32, no bairro Vila Alemã, no dia 24 de setembro, por volta das 17h20. Câmeras de segurança registraram toda a ação. Ele entra armado, anuncia o roubo, mas acaba rendido por algumas pessoas que estavam no local. Um homem consegue desarmá-lo, outros passam a agredir o acusado, que acaba conseguindo fugir.
ALERTA
O Delegado Seccional de Rio Claro alertou. “Sempre orientamos as pessoas a não reagir e não arriscar a própria vida. Nesse caso, graças a Deus, não ocorreu algo mais grave”, observou.
A arma utilizada pelo criminoso e apreendida pela polícia era de verdade. “Não era simulacro e constatamos que dois projéteis foram picotados e não deflagrados”, disse o delegado.
CRIMINOSO
O acusado já tinha passagens pela polícia por roubo e saiu da cadeia no mês de maio. O delegado ressaltou que uma das ferramentas que ajudou na prisão foram as imagens do local. “A delegacia trabalha constantemente, faz contato com todas as vítimas e, além de denúncias anônimas, temos também um álbum fotográfico que dispõe imagens de diversas pessoas com passagens pela polícia, isso sempre facilita para chegar até a autoria.
Neste caso, tínhamos a foto do indivíduo na delegacia, mais as imagens das câmeras. Foi reconhecido e depois fizemos outros trâmites para chegar ao resultado. Estamos praticamente encerrando as investigações com reconhecimento pessoal e indiciamento do autor da tentativa de roubo”, afirmou Nabuco.
OUTROS CASOS
A Polícia Civil segue nas investigações de crimes que também tiveram repercussão. Um deles foi o do latrocínio que vitimou o marceneiro Renato Cesar dos Santos, de 28 anos. O crime foi registrado no dia 7 de setembro, quando Renato chegava em sua casa e estava com o filho, de sete meses no colo. Ele foi rendido, teria reagido e foi morto a tiros. “Estamos trabalhando no caso, mas ainda não temos a autoria”, afirmou o delegado Paulo Nabuco.
AJUDA DA POPULAÇÃO
Denúncias podem ser feitas através do 181. “Conseguimos esclarecer muitos crimes através das denúncias. É importante a participação também da vítima, isso ajuda muito a polícia no desenvolvimento dos trabalhos. Procure a DIG, a Polícia Civil, que vamos dar toda a atenção necessária.

Qualquer caso é importante o registro, porque a polícia toma ciência e passa a direcionar a sua investigação para onde está ocorrendo mais crimes”, observou o Delegado Seccional, Paulo Nabuco, afirmando ainda que também realizam diligência para localizar os bandidos que balearam uma vítima, de 55 anos, em um bar no bairro Vila Alemã, crime ocorrido no dia 5 de setembro.