Policiais civis, em apoio ao Serviço Funerário do Município de São Paulo, interditaram uma casa de velório por crimes contra o meio ambiente e a pessoa, na quarta-feira (27), na Vila Prudente.
A ação foi realizada pelo Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra) após a equipe do município solicitar amparo para fiscalizar o estabelecimento, suspeito de irregularidades.
No local a equipe constatou que eram realizados procedimentos de tanatopraxia – preparação de um cadáver para o velório ou funeral – sem a utilização de equipamentos de segurança pessoal e coletivo, despejo incorreto de fluidos e insumos, além de não possuir autorização do órgão competente para a atividade.
A ocorrência foi registrada no 56º Distrito Policial e uma mulher, responsável pelo estabelecimento, é investigada pelos crimes de “Perigo para a vida ou saúde de outrem” e “Causar poluição de qualquer natureza”.
Um segundo estabelecimento funerário fui fiscalizado durante a ação, sendo identificados, pelo município, irregularidades administrativas.