Policiais civis de Rio Claro cumpriram mandados de busca e apreensão em Cosmópolis, para dar andamento a uma operação resultante de investigações sobre esquema de venda de bebidas falsificadas na região.
Em dois endereços onde os agentes estiveram, não foram encontrados elementos que caracterizassem a atividade ilegal, mas em outros dois, os policiais encontraram dezenas de garrafas de bebidas falsificadas, identificadas com vários rótulos de marcas conhecidas.
Durante questionamentos feitos pelos agentes, um homem admitiu que foi detido recentemente pelo mesmo crime e disse que não mais comercializava os produtos. Mas outro homem disse que falsificava as substâncias, adquirindo-as em Campinas para revendê-las na região.
Profissionais de indústrias do segmento deram respaldo aos policiais e confirmaram que as bebidas eram falsificadas, apontando, entre outros indícios, inconformidades em garrafas, tampas, lacres e mesmo na impressão grosseira dos rótulos na tentativa de imitar os originais.
No total, 40 garrafas de bebidas falsas foram localizadas uma das residências, outras 58 em uma adega e mais 39 garrafas vazias e 49 embalagens também foram localizadas e apreendidas.
O homem identificado como responsável pela venda das substâncias foi detido e encaminhado ao setor carcerário de Rio Claro, enquanto o outro que não possuía em sua casa indícios da atividade ilegal foi ouvido e posteriormente liberado.
As investigações devem continuar para identificação de mais pessoas envolvidas no esquema, inclusive compradores dessas substâncias.
Autoridades de saúde pública historicamente alertam para o perigo do consumo dessas bebidas falsificadas, as quais, em tese, podem conter substâncias que tragam grave risco a quem as ingere, ou, dosagens de substâncias perigosas.
Foto: Polícia Civil