A ocorrência foi registrada na tarde dessa quinta-feira (11) em Piracicaba, com a prisão de um criminoso e localização de uma caminhonete roubada em Rio Claro em outubro. Dando continuidade às diligências investigativas visando a repressão aos furtos e roubos de máquinas agrícolas e tratores nas áreas rurais de Piracicaba e região, os investigadores da 1ª Delegacia de Investigações Gerais – DIG, receberam a informação de que um veículo Toyota Hilux de cor preta com a placa “clonada” estaria no interior de um imóvel no Condomínio Laranjeiras, Rodovia Piracicaba – Anhembi, local que também estaria um indivíduo foragido da justiça.
Policiais da 1ª DIG/DEIC/DEINTER 9 com o apoio do GOE se dirigiram até o local, visualizando o citado veículo estacionado na garagem da chácara. O veículo TOYOTA/Hilux ostentava o emplacamento NJB-9D95; não foi possível localizar as numerações de motor e chassi (provavelmente suprimidas), e ostentava duas etiquetas visivelmente falsas com a numeração do chassi correspondente à citada placa. Já em pesquisa a uma terceira etiqueta, esta sim com características originais, constou-se tratar da Toyota/Hilux, com queixa de roubo na cidade de Rio Claro, no dia 5 de outubro deste ano. O desempregado de 25 anos, nada informou sobre a origem do veículo, tampouco sobre como teria o adquirido. Em seu desfavor, constavam dois Mandados de Prisão Preventiva em aberto, um emitido pela 2ª Vara Criminal de Capivari, por roubo e o outro sendo da comarca de Rio das Pedras. Diante das circunstâncias, foi dada voz de prisão que foi ratificada pela Autoridade Policial e, posteriormente, sendo o indiciado/capturado submetido ao exame de corpo de delito junto IML e encaminhado à Cadeia Competente.
PRISÃO INTEGRANTES DE QUADRILHA
O criminoso, preso nessa quinta-feira (11), era atualmente um dos principais membros de uma quadrilha, cujo um dos líderes foi preso pela 1ª DIG e 2ª DISE, em 14 de maio do ano passado, ele era procurado pelo crime de Latrocínio (roubo seguido de morte) e condenado há 18 anos de prisão, devido juntamente com outros criminosos, ter praticado roubo em um sítio, submetendo um idoso à tortura, levando a vítima ao óbito em decorrência das agressões.
Já na última sexta feira (05) um outro indivíduo foi preso por equipes da 1ª DIG, 2ª DISE e GOE, em posse de um revólver 38, objetos roubados e um macaco da espécie Sagui. Uma investigação era feita com vistas a este integrante de um grupo criminoso que realizava furtos e roubos em sítio, especialmente visando maquinários agrícolas, devido haver um mandado de prisão preventiva em desfavor deste indivíduo, pelos crimes de roubo e associação criminosa. Ele foi localizado em uma chácara em Piracicaba. Devido ao imóvel rural alvo da ação fazer fundo com uma extensa área de mata e canavial, sendo muito propício a eventual fuga, foi solicitado apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, que deu todo suporte aéreo para as equipes da Polícia Civil em solo, que efetuaram o cerco no local. Durante a ação, o indivíduo tentou pular uma janela, mas ao se deparar com o local todo cercado, foi prontamente contido pelos policiais civis e preso em flagrante.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação