No curso de investigações pertinentes a atribuição da 6ª Delegacia de Investigações Sobre Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro, os diligentes Policiais Civis da equipe Apolo 14, vinham investigando um grupo de criminosos especializados na prática de crimes de roubo a banco, em diversas modalidades, especialmente na modalidade explosão de caixa eletrônico.
Os policiais com informações de que este grupo de criminosos iria se reunir para entrega de grande quantidade de material explosivo, nas imediações da região central do município de Campinas-SP, em que os criminosos estariam utilizando-se de um veículo Fiat Strada prata.
Os Policiais Civis permaneceram em diligências e conseguiram identificar o local exato da entrega do material explosivo, que seria na Rua dos Gráficos, no bairro Jardim do Lago e depois de permanecerem de campana por cerca de 8 a 9 horas, puderam ver o momento exato em que o veículo da informação estacionou no local e foi possível ver que um indivíduo foi até o veículo e parou para conversar com o motorista, momento em que também parou do outro lado da rua um outro veículo da Marca Renault, modelo Sandro Stepway na cor prata, quando a equipe optou pela abordagem.
No momento da abordagem um casal foi detido, sendo que a mulher já era procurada pela justiça. No interior da Pick up foram apreendidos aproximadamente 70 quilos de explosivos líquido (Nitrato de Amônia) sendo que com a mulher foi encontrada uma sacola com Cordéis detonantes e espoletas.
Durante a abordagem os dois outros indivíduos empreenderam fuga, um deles também já é procurado pela justiça.