Em decorrência da operação “Interior Mais Seguro/Floresta Amiga II”, equipes da Polícia Ambiental realizaram fiscalização em pátios madeireiros. O trabalho foi executado durante comemoração à Festa Anual das Árvores e Dia do Policial Militar Ambiental, também com objetivo de divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos, assim como aumentar a conscientização coletiva da necessidade de um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado. Foram empenhados 24 Policiais Militares Ambientais, 10 Viaturas em Atividade de Educação Ambiental e Plantio de Árvores, fiscalização de madeireiras e em áreas onde foram firmados Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental “TCRA”.
Em Rio Claro, dois pátios foram fiscalizados, em um deles foram elaborados dois Autos de Infração Ambiental, sendo o primeiro “por ter em depósito 0,0916m³ de madeira sem licença válida para o armazenamento em desacordo com a obtida” e o outro “por vender 18,2534m³ de madeira sem licença válida ou em desacordo com a obtida”.
Um segundo local foi fiscalizado e também recebeu dois Autos de Infração Ambiental, sendo um com sanção de advertência pela madeira em excesso e um valorado em R$ 2.882,61 pela madeira em déficit, com base no Artigo 47, par. único da Resolução SIMA 05/21, ficando o representante da empresa orientado quanto ao atendimento ambiental no município de Rio Claro. A madeira em excesso foi apreendida e depositada no pátio da empresa.
Por DRC / Foto: Divulgação