O caso tomou proporção nacional após a constatação da morte de búfalos na Fazenda São Luiz da Água Sumida que fica em Brotas. A Polícia Ambiental que já tinha registrado o fato em data anterior retornou ao local no último dia 18, em ato continuo à ocorrência de maus tratos e morte de animais atendida em 6 de novembro de 2021, a equipe da Polícia Ambiental compareceu novamente na propriedade rural, e durante vistoria e fiscalização, de posse de cópia do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil e Laudo Técnico Veterinário, constatou outras 385 vacas do gênero “Bubalus” (búfalo-asiático) e 72 equinos (raças mistas), todos com escore corporal em estado de magreza acentuada, conceituando o quadro de desnutrição evidente causada por insuficiência ou ausência de alimentos, desprovidos de vegetação, sem atendimento médico veterinário disponibilizado pelo proprietário, abandonados à própria sorte.
Também foi detectada a presença de 14 quatorze carcaças de animais que foram a óbito recentemente. Diante dos fatos elencados, foi elaborado em desfavor do responsável dois autos de infração ambiental, com a sanção de multa simples, valorada em R$ 1.455.000,00 (um milhão quatrocentos e cinquenta e cinco mil reais), agravado pelo resultado morte, por “ato de maus tratos em animais”.
O responsável foi orientado quanto a legislação ambiental vigente e aos procedimentos a serem adotados, bem como nos termos do artigo 5° do Dec. Estadual nº 64456, de 10SET19, sendo o autuado intimado a comparecer ao Atendimento Ambiental.
Foto: Divulgação