A Polícia Militar apreendeu, na terça-feira (24), 30 quilos de molusco e uma raia pescados irregularmente, nas cidades de Ilha Bela e Guarujá, nos litorais norte e sul de São Paulo, respectivamente. As ações foram deflagradas pelo Policiamento Ostensivo Náutico, realizado por uma equipe da Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima (CiaMar) do 3°Batalhão de Policiamento Ambiental. Na primeira ação, os militares flagraram uma embarcação pesqueira de modalidade de arrasto de camarão, fiscalizar foi constatado que o pescador responsável não possuía a licença para tal atividade. No barco foram encontrados 30 quilos de Lula, que foram doadas à Delegacia da Capitania dos Portos. O responsável foi autuado, com multas administrativas, conforme legislação pesqueira.
Apreensão de raia
No mesmo dia, outra equipe estava em patrulhamento nas proximidades da Praia do Forte dos Andradas, no Guarujá, quando abordou uma embarcação na prática de pesca.
Durante a fiscalização foi encontrado dentro da embarcação uma raia sem vida, pesando aproximadamente 20 quilos. Além disso, foi constatado que os dois pescadores também não possuíam as devidas autorizações.
Foram tomadas as medidas administrativas cabíveis e aplicada multa valorada em R$ 5,6 mil, ainda conforme da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).
O animal foi deixado aos cuidados de uma bióloga responsável pelo Instituto Gremar – órgão voltado ao resgate de animais marinhos – do Guarujá, que constatou ser uma Raia-Manta fêmea juvenil.
Foto: Divulgação