Cultivar plantas no quarto é muito indicado, seja para embelezar, purificar o ar, perfumar ou trazer boas energias. Diversas plantas são ideais para se ter no quarto, pois elas liberam oxigênio e são soluções baratas e naturais, que podem auxiliar no processo do sono, melhorando a qualidade do mesmo, pois dormir bem é essencial para qualquer ser humano.
Indicada para o relaxamento e dá um astral poderoso ao quarto, a lavanda, é associada à cura e a calma, diminuindo estresse e ansiedade e pode ser cultivada em pequenos vasos. Essa espécie pede bastante luz natural, pois precisa bastante do sol, podendo deixá-la durante o dia em outro ambiente da casa e trazê-la para o quarto durante a noite, por conta de suas propriedades terapêuticas. A lavanda francesa é a mais fácil de cuidar, pois sobrevive muito bem dentro de casa.
Outra planta indicada para o quarto é a árvore da felicidade, pois a mesma fortalece o amor romântico e é sempre plantada em duas mudas, o macho e a fêmea. Para ancorar a energia do casal devem ser plantadas no mesmo vaso, nunca separadas.
O filodendro com suas folhas muito grandes tendem a perder a umidade mais facilmente, aumentando a umidade no ambiente em que se encontra, sendo assim, uma planta ideal para o quarto, auxiliando na qualidade do ar e beneficiando a respiração.
As gérberas são outro exemplo de plantas que além de possuírem beleza singular conseguem filtrar compostos como benzeno, formaldeído, xileno e também tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa dentro do guarda-roupa).
A Espada de São Jorge através de sua estrutura folicular tem a capacidade de absorver substâncias tóxicas como o benzeno, formaldeído, tricloroetilenos, além de seu lado místico que dizem que a mesma também é capaz de filtrar impurezas e energias negativas. Uma dica é colocá-la ao lado do criado mudo.
Problemas respiratórios como crises de asma ou bronquite podem ser amenizados com a presença da planta Hera em seu quarto, pois estudos botânicos comprovam que em cômodos internos ela pode reduzir e muito a quantidade de mofo no ar, minimizando alergias, irritações pulmonares e ajuda preservar roupas e móveis do local. Porém a Hera é uma planta tóxica em caso de ingestão e deve ser colocada em cestas suspensas longe do alcance de crianças e animais de estimação.
Segundo a NASA, a babosa está entre os tops quanto à produção de oxigênio no ambiente, pois tem a capacidade de purificar o ar e melhorar a qualidade do ar com mais oxigênio presente no quarto, podendo facilitar para cair em um sono profundo. O cultivo da babosa exige poucos cuidados, recomenda-se deixa-la próxima as janelas, pois necessita de luz natural direta.
A Jasmin é uma das plantas para quarto que trazem beneficio calmante ao ambiente, reduz níveis de ansiedade e seu cheiro melhora a qualidade do sono, a produtividade e raciocínio. Deve ser colocado próximo as janelas, pois necessita de muita luz natural para se desenvolver.
Outra linda espécie propícia para o quarto é a palmeira ráfia, originária da China, com seus troncos finos, fibras espessas e folhas verdes grandes e suntuosas, é uma das plantas robustas que consegue sobreviver em ambientes fechados, sua estrutura folicular elimina do ar compostos de formaldeído, xileno e amoníaco, tornando o ar mais puro e agradável.
Para ambientes pequenos pode-se optar pelas suculentas, que também oferecem oxigênio para o cômodo e não exigem muitos cuidados em seu cultivo e também agregam beleza ao espaço e melhoram a qualidade do ar do ambiente.
Diante de tantos benefícios podemos concluir que cultivar plantas no dormitório traz vitalidade, tornando o ambiente muito mais bonito e aconchegante.