Buscar conexão com a natureza foi uma das inúmeras lições aprendidas durante a pandemia e, voltando-se os olhares para o lar, as plantas ganharam papel importante nesse processo, tornando-se as queridinhas para muitas pessoas. Elas dão um toque especial na decoração e melhoram a qualidade do ar, também uma pequena horta na residência fez que aumentasse a busca por diversas espécies.
Ao longo dos últimos meses algumas espécies viralizaram e aqui citaremos as plantas mais procuradas desde o início da querentena e os cuidados que devemos ter com cada uma delas. Entre elas no topo da lista estão as peperômias que têm um gênero que engloba diversas espécies com tons variados, fáceis de cuidar e com folhagens pequenas. Estas plantas ganham espaço em jardins verticais ou pendentes e são ideais para ambientes com luz difusa e boa circulação de ar.
Outra planta relacionada ao paisagismo nos últimos meses é a jiboia, uma planta resistente, fácil de cuidar e versátil, que também foi muito procurada durante a pandemia. Pode ser cultivada na área interna e também na área externa, escalando árvores e muros.
Antiga e conhecida pelos apaixonados por plantas, a costela de Adão tem um formato único e durante a pandemia sua aquisição adquiriu mais força. Elas assumem o protagonismo da decoração por ser uma ótima opção para quem busca folhagens maiores, é ideal para ambientes internos e muito fácil de cuidar.
Quando se trata de melhorar a qualidade do ar a melhor opção é pela dracena, pois ela é excelente para jardineiros de primeira viagem e se popularizou muito nas redes sociais. Ela é uma planta que se destaca em meio a decoração e vai bem em ambientes internos por possuir uma bonita folhagem.
Outra espécie queridinha durante a quarentena são as plantas do gênero Maranta, pois possuem mais de 500 espécies, trazem um toque especial ao jardim pelas características estampadas de suas folhas. Podem ganhar espaço em pequenos vasos em geral, vivem bem à meia sombra.
Fenômeno nas redes sociais, popular no Pinterest e no Instagram, onde a hashtag com o nome da planta já foi utilizada mais de 84 mil vezes, principalmente em meio a pandemia, a begônia maculata se destaca nas fotos, pelas suas bolinhas brancas. É ideal para ambientes internos por ser uma planta de sombra com luz indireta.
Uma das espécies mais populares nos lares brasileiros é a samambaia, ficou esquecida por um tempo, mas tornou-se destaque novamente durante a quarentena. É uma planta que consegue se desenvolver em vasos ou pendentes e é muito versátil, tanto em ambientes internos, quanto externos.
Durante a quarentena tornou-se indispensável para muitos formar uma horta caseira e a batata doce foi uma das mais procuradas, o tubérculo não é difícil de se cultivar em casa, basta ter uma área com boa incidência solar para que produza e possa render deliciosas receitas. Também o manjericão e a hortelã estão entre as primeiras opções para o cultivo na horta caseira, pois ambos incrementam as receitas.
Verificamos que a pandemia nos trouxe um novo olhar no tocante às plantas e além dessas citadas, poderia falar de inúmeras outras. O importante é saber que a natureza ganhou destaque na fase de isolamento, pois as plantas garantem nossa saúde e nosso equilíbrio emocional, além de trazerem beleza ao ambiente doméstico.