O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, anunciou no início da noite de segunda-feira (22), em live pelas redes sociais da Prefeitura, detalhes do plano de combate à Covid-19 no município, que será colocado em prática de 27/03, próximo sábado, até o dia 04/04, com duração de 9 dias. O plano tem como objetivo a redução da circulação de pessoas e, consequentemente, redução do contágio da doença. A situação da pandemia no município é preocupante.
De acordo com o plano, a permissão para circulação de pessoas nesse período de 9 dias, que inclui o feriado prolongado da Sexta-feira Santa, em 2 de abril, terá uma escala, com divisão por atividades, sempre respeitando os protocolos de segurança, que são o uso de máscaras e distanciamento social, entre outros.
Com a determinação, as farmácias que se encaixam em atividades comerciais, podem funcionar até as 20h nos dias de semana – 29, 30 e 31/03 e 1º/abril. Já supermercados, mercados, varejões, conveniências, padarias e açougues podem atender no sistema delivery, também até as 20h. A mesma regra funcionará para lojas de material de construção, hidráulica, elétrica e informática. Os postos de combustíveis podem permanecer abertos nesses dias até as 20h. Shopping center e demais lojas do comércio devem permanecer fechadas durante todo o período de 27/03 a 04/04.
Os restaurantes, bares e lojas de conveniência podem funcionar no sistema delivery em todos os dias, até às 20h. O transporte público funcionará até às 20h, em dias de semana, e não funcionará nos finais de semana e feriado. Os cultos religiosos estão proibidos em todos os dias, assim com todas as atividades de lazer, prática esportiva ou que gerem aglomerações.