Vencedor por duas vezes das 12 Horas de Sebring, o brasileiro Pipo Derani recentemente realizou testes para a Mahindra Racing e tem ambições para futuramente correr na Fórmula E, na qual estreia Felipe Massa em 2019.
Considerado um dos destaques do IMSA SportsCar Championship, Derani testou na Espanha o carro M5Electro Gen-2 da Mahindra.
O piloto de 24 anos tem sido bastante consistente nos “endurances” desde sua mudança para os monopostos, incluindo as duas vitórias em Sebring, uma vitória na Daytona 24 e uma vice-liderança nas 24 Horas de Le Mans da GTE-PRO.
Sua experiência nos monopostos inclui duas vitórias na F3 britânica, em 2012, e um pódio no GP de Macau de 2013.
“Gostei do teste e conheci o time da Mahindra e o novo carro da Fórmula E que foi muito interessante de experimentar”, disse Derani ao site ‘e-racing365’.
“Sou muito grato a Dilbagh Gill e sua equipe por me dar a oportunidade de correr e eu adoraria dar mais voltas ao volante do M5Electro em breve”. Falando sobre o seu futuro dentro da categoria elétrica de monopostos, Derani disse estar aberto ao que acontecerá no futuro. “Sou ambicioso porque sei que posso ganhar corridas e disputar títulos”, disse ele.
A Mahindra está procurando ao menos um piloto para a próxima temporada, com Nick Heidfeld altamente cotado para deixar a equipe.
Paixão pelo automobilismo
O piloto Pipo Derani vem de uma família apaixonada por automobilismo e tem demonstrado muito talento desde suas primeiras competições.
Entre 2004 e 2008, Derani teve uma carreira vitoriosa no kart, conquistando títulos, como os de campeão Paulista e Sul-americano Codasur Internacional.
De 2009 a 2013, o piloto iniciou sua carreira nos monopostos, com grandes resultados, como as duas vitórias na F-3 Inglesa, pódios na FIA Fórmula 3 Europeia, pódio no GP de Macau de F-3, entre outros.
2014 foi um ano de novos desafios e objetivos. Estreou na Le Mans Series Europeia e, com apenas duas corridas, foi ao pódio na primeira delas e fez a melhor volta na última etapa do ano, no Estoril (Por).
Em 2015, fez sua primeira temporada no FIA WEC e foi um dos destaques com uma pole e seis pódios na LMP2, incluindo um excelente quarto lugar em sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans.
O piloto estreou na temporada 2016 com sua nova equipe, Tequila Patrón ESM, e venceu já em janeiro as 24 Horas de Daytona ao lado dos companheiros Scott Sharp, Ed Brown e Johannes van Overbeek. Também venceu as 12 Horas de Sebring e tornou-se o primeiro brasileiro a ganhar as duas provas em seu ano de estreia.
No FIA WEC, Derani completou a temporada da LMP2 em quarto lugar, com quatro pódios ao lado dos companheiros Ryan Dalziel e Chris Cumming e a bordo do # 31 Tequila Patrón Ligier JS P2-Nissan.
Ao final da temporada 2016, Pipo foi um dos pilotos escolhidos para testar o Toyota TS 050 HYBRID LMP1-H a convite da equipe Toyota Gazoo Racing e em reconhecimento por sua grande performance no ano e por ser um dos jovens talentos da LMP2.
No ano passado, o piloto disputou a Copa Norte-americana Tequila Patrón de Endurance pela equipe Tequila Patrón ESM, incluindo as 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring, e também esteve nas três primeiras etapas do FIA WEC com a equipe Ford Chip Ganassi Racing. Derani venceu as 6 Horas de Silverstone no FIA WEC, ficou em segundo nas 24 Horas de Le Mans na LMGTE Pro e, no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, venceu a etapa de Road America.
Por E. Cortez