O brasileiro Pipo Derani, de 29 anos, conquistou sábado (18) mais um feito histórico em sua carreira e se tornou quatro vezes vencedor das 12 Horas de Sebring, uma das provas mais desafiadoras do endurance mundial.
Derani e os companheiros Alexander Sims e Jack Aitken contaram com todo o esforço e estratégia da equipe Action Express para levar o #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series na primeira colocação.
Com sua quarta vitória (2016, 2018, 2019 e 2023), Derani entra no seleto grupo de tetracampeões da corrida, que tem mais quatro pilotos nesta posição em sua história. O recordista é o dinamarquês Tom Kristensen, seis vezes vencedor das 12 Horas de Sebring.
Mathieu Jaminet e Filipe Albuquerque disputavam a liderança da prova quando o português da WTR/Andretti passou pela grama e voltou em cima do adversário da Porsche Penske. Felipe Nasr, com outro Porsche Penske, vinha em terceiro e não conseguiu desviar dos dois adversários. Desta forma, os três carros abandonaram e deram a vitória para a Action Express.
Na classe LMP3, a bordo de um modelo Ligier JS P320, o brasileiro Felipe Fraga, campeão da Stock Car em 2016, conquistou a vitória, dividindo o carro com os companheiros Gar Robinson, dos Estados Unidos, e Josh Burdon, da Austrália.
A próxima etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a terceira da temporada 2023, acontecerá no dia 15 de abril nas ruas de Long Beach, na Califórnia.
WEC: Toyota vence as 1000 Milhas de Sebring com Conway, Kobayashi e López
A Toyota venceu na sexta-feira (17) as 1000 Milhas de Sebring, corrida que abriu a temporada 2023 do WEC. O trio do carro número 7 formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López dominou as ações da corrida no circuito americano.
O Team JOTA venceu entre os competidores da classe LMP2, contando com o trio formado por Will Stevens, David Beckmann e Ye Yifei.
Pela classe LMGTE-Am, a única de GTs neste ano, a vitória ficou com a Corvette, time que contou com Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolas Varrone, que dominou a prova do início ao fim.
Por E. Cortez / Foto: LAT