O bicampeonato da IMSA Weathertech (e o primeiro da era híbrida da categoria principal) é do brasileiro Pipo Derani. O paulista e o britânico Alexander Sims asseguraram a conquista do campeonato na GTP, ao terminar em sexto a Petit Le Mans, em Road Atlanta, com o Cadillac V-Series.R #31 da Whelen / Action Express.
A vitória ficou com o trio de outro brasileiro: Hélio Castroneves, ao lado de Tom Blomqvist e Colin Braun, no Acura ARX-06 LMDh, da Meyer Shank Racing, que se despede da IMSA com a promessa de retornar em 2025.
A 26ª edição da clássica da endurance criada por Don Panoz foi bastante movimentada e acidentada. Ainda na primeira hora, um incidente iniciado pelo Oreca Gibson #20 (High Class) tirou da briga pelo campeonato o Porsche 963 LMDh #6, da Porsche Penske Motorsport (Nick Tandy / Laurens Vanthoor / Mathieu Jaminet).
Com um grid de 53 carros, as bandeiras amarelas e incidentes se sucederam. Em um deles, Derani, na saída dos pits (com a entrada na pista ainda proibida) foi acertado pelo BMW M Hybrid V8 #25 (Connor De Philippi), teve a traseira do #31 danificada e precisou retornar para a troca da parte comprometida.
As mudanças na liderança se sucediam e as distâncias entre os primeiros se mantinham pequenas. A definição do campeonato aconteceu no fim da oitava hora. Derani e Filipe Albuquerque (Acura ARX-06 #10 / Wayne Taylor with Andretti) fizeram a Curva 1 juntos – o português tentava ultrapassar por fora –; o Cadillac tocou o Acura e Albuquerque bateu forte na barreira de pneus. Os então vice-líderes abandonaram a prova e deram adeus a qualquer chance de título.
Colin Braun levou a melhor sobre Renger van der Zande (no Cadillac #01 da Ganassi), tomou a ponta e a chance de resposta foi frustrada pela escapada de pista do Oreca Gibson #18, que fez a corrida terminar em bandeira amarela.
No Porsche 963 #7, Felipe Nasr, com Matt Campbell e Josef Newgarden, recebeu a quadriculada em quarto. Augusto Farfus, no BMW #24, foi o oitavo, ao lado de Phillip Eng e Marco Wittmann.
LMP2 e P3
Na LMP2, vitória do Oreca Gibson #04 (Crowdstrike Racing with APR), com George Kurtz, Ben Hanley e Nolan Siegel. O título ficou com Ben Keating e Paul-Loup Chatin (PR1 Mathiasen). Já na LMP3, que fez sua última prova na Weathertech Series, o Ligier JS P320 de Felipe Fraga, Gar Robinson e Josh Burdon liderava a 20 minutos do fim. O brasileiro foi tocado por Garrett Grist (Ligier #30), teve um pneu traseiro furado e caiu para terceiro da categoria. Robinson confirmou a conquista do campeonato completo – Fraga não fez todas as etapas, por conflito de datas com a Stock Car.
GTD Pro e GTD
Na GTD Pro, Ben Barnicoat e Jack Hawksworth (Lexus RC-F GT3 / Vasser Sullivan) garantiram o título com os pontos por terem largado. O que foi fundamental, já que o carro da dupla, reforçada por Kyle Kirkwood, se envolveu em um incidente nas primeiras horas e abandonou.
A vitória na categoria ficou com o Mercedes AMG GT3 #59 da WeatherTech Racing, com Jules Gounon, Maro Engel e Daniel Juncadella. Daniel Serra foi o terceiro na Ferrari 296 GT3 #62 da Risi que dividiu com Alessandro Pier Guidi e Davide Rigon.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução