A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Civil, deflagrou ontem, dia 12, a Operação Alcateia para dar cumprimento a 26 mandados de prisão e 39 mandados de busca expedidos pela 4ª Vara Criminal da Justiça Estadual em Ribeirão Preto
O objetivo da ação foi a desarticulação de um sofisticado esquema criminoso dedicado ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro, cujos líderes operam de maneira articulada em Ribeirão Preto e mantém conexões com outros criminosos em pelo menos seis estados da federação.
A investigação já identificou 59 pessoas envolvidas com os crimes, revelando um esquema que teria movimentado mais de 700 milhões de reais nos últimos cinco anos. A maior parte desse montante provém da venda de cocaína, com os lucros sendo direcionados para as empresas que serviam de fachada, visando dissimular a origem do dinheiro.
A escolha do nome “Alcateia” é simbólica, fazendo referência ao apelido de um dos investigados, conhecido como “Lobo”, que ocupava posição de destaque na estrutura do grupo.
Além das prisões e buscas, a operação resultou na apreensão de propriedades, veículos e ativos financeiros registrados em nome dos suspeitos, de suas empresas e de terceiros utilizados como intermediários para lavar o dinheiro. As informações são da Polícia Federal.
Foto: Polícia Federal