Uma das mais tradicionais provas da endurance internacional, a Petit Le Mans, será realizada neste fim de semana, no Michelin Raceway Road Atlanta.
É a última etapa da IMSA Weathertech, com 10 horas de duração, que vai consagrar os campeões da temporada não só na competição principal, mas também na Endurance Cup, disputa que inclui as corridas de longa duração (24h de Daytona, 12h de Sebring e 6h de Watkins Glen). Uma definição que promete ser emocionante, com um grid de 53 máquinas nas categorias GTP, LMP2, LMP3, GTD Pro e GTD.
Na GTP, para os protótipos LMDh, o brasileiro Pipo Derani e Alexander Sims estarão no comando do Cadillac V-Series.R #31 da Whelen / Action Express, numa batalha direta com Filipe Albuquerque / Ricky Taylor (Acura ARX-06 #10 / Wayne Taylor Racing with Andretti). E também com Mathieu Jaminet / Nick Tandy (Porsche 963 #6 / Porsche Penske) na disputa do título.
Para a Petit Le Mans, Derani e Sims voltam a contar com Jack Aitken como terceiro piloto. Louis Deletraz reforça o #10, e Laurens Vanthoor o #6.
No Porsche 963 #7, outro brasileiro, Felipe Nasr, estará ao lado de Matt Campbell. E a novidade fica por conta do terceiro piloto, Josef Newgarden, que terá a missão de ajudar os companheiros.
Augusto Farfus comanda o BMW M Hybrid V8 #24 da Rahal Letterman, ao lado de Phillip Eng e Marco Wittmann. E Hélio Castroneves retorna ao Acura ARX-06 #60 da Meyer Shank Racing. Outra atração é a presença de Jenson Button no Porsche 963 #5 da JDC Miller.
Na LMP3, Felipe Fraga tem boa chance de conquistar pelo segundo ano a Endurance Cup, no Ligier JS P320 da Riley, que divide com Gar Robinson e Josh Burdon. A Petit Le Mans é a última corrida da categoria com as demais – no ano que vem GTP e LMP2 alinharão.
GTD
Na GTD Pro, Daniel Serra repete o trio com Davide Rigon e Alessandro Pierguidi, na Ferrari 296 GT3 #62 da Risi. O bicampeonato da Endurance Cup para o brasileiro é missão complicada, embora não impossível.
A Petit Le Mans acontece neste sábado, com a largada prevista para às 12h40, e término noturno.
Louis Deletraz conquista a pole
Na sessão de qualificação realizada na tarde desta sexta-feira, Wayne Taylor Racing com Louis Deletraz, da Andretti Autosport, conquistou a pole-position. É a segunda pole da equipe em 2023 e a primeira pole IMSA da carreira do Deletraz.
Além disso, os resultados da qualificação colocaram os companheiros de Deletraz, Filipe Albuquerque e Rick Taylor na liderança do GTP. A vantagem deles é de nove pontos sobre a dupla do brasileiro Pipo Derani e Alexandre Sims.
Deletraz conquistou a pole por 0,230 segundos sobre Sebastian Bourdais, da Chip Ganassi Racing. O também brasileiro Augusto Farfus, da BMW M Team RLL, largará em terceiro, depois a Meyer Shank Racing com Tom Blomqvist, da Curb-Agajanian. Nick Tandy, da Porsche Penske Motorsport, largará em quinto.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação