Rio Claro amplia nesta quinta-feira (10) o público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid. Começam a ser vacinadas as pessoas com 53 anos e a faixa etária para profissionais de educação serem vacinados baixou para 18 anos. Também passam a ser atendidas pessoas com deficiência permanente que não recebem o benefício de prestação continuada (BPC).
O atendimento será das 8 às 15 horas no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera e, em horários diferenciados nos três pontos de drive-thru. Todos que forem ser vacinados devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. As pessoas com deficiência permanente devem apresentar também laudo médico ou resultado de perícia médica. Para os profissionais da educação é obrigatório comprovante com QRCode.
Antes de procurar o posto de vacinação, o profissional de educação acessa o site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao para ter o seu pré-cadastro, que passa por um processo de análise da Secretaria Municipal da Educação e precisa ser validado pela escola onde trabalha, conforme critérios definidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O profissional recebe, então, em seu email o Comprovante Vacina Já Educação. Este documento comprova a elegibilidade para a vacinação e terá um QRCode para verificação de autenticidade.
Os demais grupos continuam sendo vacinados. As pessoas com comorbidade a partir de 18 anos devem apresentar declaração/relatório médico comprovando e indicando a comorbidade, sendo que para hipertensão, diabetes e problemas cardíacos também é aceito receituário médico indicando uso contínuo do medicamento.
Gestantes e puérperas com 18 anos ou mais também podem ser vacinadas. Para as puérperas é necessário apresentar certidão de nascimento da criança, comprovando parto em até 45 dias, e para as gestantes o cartão de pré-natal.
A vacinação contra a Covid continua para pessoas com 54 anos ou mais; pessoas a partir de 18 anos com síndrome de Down; transplantados imunossuprimidos, também com mais de 18 anos; e pacientes maiores de 18 anos em terapia renal substitutiva (diálise). Os transplantados devem apresentar declaração médica ou comprovante de que foram atendidos em ambulatório de transplantados. Quem faz diálise deve apresentar relatório do centro de diálise.
A aplicação de segundas doses nesta quinta-feira (10) será para as pessoas que tomaram a vacina Oxford/AstraZeneca até 19 de março e em quem recebeu a Coronavac/Butantan até 13 de maio. Para a segunda dose, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar o comprovante da primeira dose.
Das 8 ao meio-dia, a equipe do Santa Filomena atende em drive-thru no Shopping Rio Claro, na Av. Conde Francisco Matarazzo Junior. No mesmo horário, os profissionais do São Rafael estão no pronto atendimento, na Rua 1 entre as avenidas 15 e 19. Já a equipe da Unimed atende das 8 às 13 horas na Rua 12 entre as avenidas 14 e 12 (prédio da antiga empresa Alexandre Junior).
Para agilizar o atendimento, é importante que as pessoas, antes de irem ao posto de vacinação façam o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.
Cronograma de vacinação em Rio Claro está mais de um mês a frente do estadual
Além de apresentar vacinação acima das médias estadual e nacional, o município de Rio Claro tem cronograma de vacinação contra Covid adiantado em relação ao estadual. A Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinar contra a Covid na quarta-feira (9) pessoas com 54 anos, público que o governo estadual anunciou nesta quarta-feira que irá vacinar a partir de 9 de julho. Ou seja, um mês antes da data prevista, Rio Claro já vacina a população desta faixa etária. E na quinta-feira ainda mais pessoas no município serão vacinadas, já que o imunizante será aplicado também em quem tem 53 anos.
Conforme as doses das vacinas contra a Covid são disponibilizadas ao município, a Secretaria Municipal de Saúde providencia a aplicação no público-alvo, em esforço contínuo para utilizar rapidamente as doses recebidas, vacinando no menor tempo o maior número de pessoas possível. Para que as doses cheguem até a população e os rio-clarenses sejam imunizados o quanto antes, o município conta com parceria da iniciativa privada. O trabalho coordenado pela Vigilância Epidemiológica tem importante participação dos convênios Unimed, Santa Filomena e Santa Casa Saúde e também da Faculdade Anhanguera.
Números divulgados nesta quarta-feira (9) apontam que o município tem a vacinação em ritmo acima do estadual e nacional, proporcionalmente à população. Enquanto no Brasil foram vacinados 24,06% da população e no estado de São Paulo 27,18%, Rio Claro aplicou a primeira dose da vacina em 32,27% de sua população. A segunda dose foi aplicada em 11% dos brasileiros, 12,77% dos paulistas e 14,39% dos rio-clarenses. O município aplicou 97.082 doses da vacina, sendo 67.138 pessoas vacinadas e, destas, 29.944 receberam também a segunda dose da vacina contra a Covid. Nesta quarta-feira (9) a vacinação atendeu 1.051 pessoas.
Foto: Divulgação