Nesta terça-feira (20) Rio Claro começa a vacinar contra a Covid as pessoas a partir de 31 anos. É importante que antes de irem ao posto de vacinação as pessoas realizem o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar o atendimento.
Os cinco postos de vacinação irão atender, sendo que no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera a vacinação será das 8 às 15 horas. O atendimento em drive-thru será das 8 às 13 horas no hospital São Rafael e no posto da Unimed. A equipe do Santa Filomena irá vacinar das 16 às 19 horas em drive no shopping. A vacinação poderá ser interrompida antes do horário previsto caso terminem as doses.
Os documentos obrigatórios para a vacinação são CPF, RG e comprovante de residência em Rio Claro. Gestantes, puérperas e demais públicos já contemplados na campanha também continuam sendo vacinados.
A segunda dose da Coronavac/Butantan será aplicada em quem recebeu a primeira dose até 22 de junho. E da Oxford/Astrazeneca em quem foi vacinado até 27 de abril. Para a segunda dose é necessário apresentar também o comprovante da primeira dose.
A Vigilância Epidemiológica reforça que é proibida a presença de acompanhantes para pessoas com menos de 60 anos e também de crianças. Os cuidados preventivos à Covid devem ser mantidos e incluem uso obrigatório de máscara e distanciamento social.
Rio Claro aplicou nesta segunda-feira quase 3.800 doses de vacina contra a Covid
Rio Claro aplicou 106.686 primeiras doses de vacina contra a Covid, 36.288 segundas doses e 4.796 vacinas de dose única. Conforme números da Secretaria Municipal de Saúde, ao todo são 147.770 doses aplicadas. Nesta segunda-feira (19) foram vacinadas 3.779 pessoas, sendo que 2.979 receberam a primeira dose e 800 a segunda dose.
Percentualmente, 53,59% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid e 19,75% está com o esquema vacinal completo. Os percentuais são calculados com base em números do IBGE, que estima que a população de Rio Claro é de 208.008 pessoas.
A vacinação em Rio Claro é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e tem importante participação dos convênios Unimed, Santa Filomena e Santa Casa Saúde e também da Faculdade Anhanguera.
Foto: Divulgação