Professora do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências do câmpus de Rio Claro da Unesp, a pesquisadora Alessandra Tomaselli Fidelis foi reconhecida pela revista Fire no editorial “Reconhecendo Mulheres Líderes na Ciência do Fogo”, que faz homenagem a cientistas de grande relevância na área.
A pesquisadora da Unesp está entre as cinco brasileiras mencionadas pela publicação, uma revista acadêmica internacional que trata sobre ciência, política, e tecnologia dos incêndios em vegetação e a interação deles com as comunidades do entorno e o meio ambiente.
Alessandra Fidelis se notabiliza pela pesquisa em que foca a compreensão de como as queimadas afetam as savanas tropicais e a pradaria, com ênfase no uso do fogo para lidar com espécies invasivas e na dinâmica vegetal, como descreveu a Academia Brasileira de Ciências, que noticiou o assunto com o perfil das pesquisadoras brasileiras destacadas pela publicação internacional. Entre os trabalhos da pesquisadora da Unesp, destacam-se contribuições para o atual conhecimento ecológico do bioma de tipo campos no sul brasileiro e, entre os mais recentes, estão avaliações do comportamento do fogo e os efeitos em plantas e sementes nas queimadas do cerrado.
As outras quatro pesquisadoras do Brasil destacadas como “mulheres líderes na ciência do fogo” são a cientista sênior da Nasa (agência espacial norte-americana), Karla Longo de Freitas; a professora da USP, Vanya Pivello; a professora da UnB, Mercedes Bustamante; e a diretora de ciência do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Ane Alencar.
ALESSANDRA FIDELIS
Professora assistente na Universidade Estadual Paulista (Unesp). A pesquisa de Fidelis foca na compreensão de como as queimadas afetam as savanas tropicais e a pradaria, com ênfase no uso do fogo para lidar com espécies invasivas e na dinâmica vegetal. Seus trabalhos notáveis incluem contribuições para o atual conhecimento ecológico do bioma de tipo campos no sul brasileiro. Em seus trabalhos recentes, tem realizado avaliações do comportamento do fogo e os efeitos em plantas e sementes nas queimadas do cerrado.