O vereador José Pereira dos Santos foi reeleito para a presidência da Câmara Municipal de Rio Claro para o biênio 2023-2024. A votação da mesa diretora ocorreu na sessão ordinária desta segunda-feira (15). Pereira foi reeleito por unanimidade entre os presentes, com 18 votos favoráveis e um ausente. O vereador Thiago Yamamoto não participou da sessão por estar com Covid-19.
Dois vereadores disputaram o cargo de vice-presidente: Geraldo Voluntário e Serginho Carnevale. Ao defender sua candidatura na tribuna, Voluntário solicitou o voto dos colegas com base na sua experiência e por sempre ter “trabalhado com ética e respeito ao regimento interno e à população” em seus mandatos.
Carnevale comentou que sua candidatura surgiu de um consenso do partido União do Brasil que tem quatro cadeiras no Legislativo. Ele foi eleito como vice-presidente com 15 votos a favor. “Me sinto feliz, por esse apoio e confiança”, disse. Voluntário recebeu três votos.
A primeira secretaria será ocupada pelo vereador Adriano La Torre, único concorrente, que foi eleito por 18 votos favoráveis. Hernani Leonhdart, também candidato único, será o novo segundo secretário para o biênio 2023-2024. Ele recebeu 17 votos a favor e um contrário de Carol Gomes.
Portanto, a composição da mesa diretora da Câmara Municipal no biênio 2023-2024 ficou da seguinte forma: José Pereira dos Santos (presidente), Serginho Carnevale (vice-presidente), Adriano La Torre (1º secretário) e Hernani Leonhardt (2º secretário).
“Tenho certeza que a minha experiência nesses quase dois anos de presidência vai me auxiliar no próximo biênio. Agradeço o apoio de todos os vereadores e quero dizer que a porta da minha sala sempre estará aberta para o diálogo. Não sou dono da verdade nem da razão, quero diálogo e paz”, disse Pereira após a reeleição. Ele também agradeceu os funcionários da casa, efetivos e comissionados, pelo trabalho que vem sendo realizado e pediu o apoio dos servidores para o próximo biênio.
Projetos em votação
O projeto de lei que prevê alteração na composição Conselho Municipal de Turismo (Comtur) teve pedido de vista de um dia aprovado. Por 17 votos favoráveis foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei que altera a Lei Municipal 5.063 de 5 de julho de 2017, que dispõe sobre o Centro de Inovação Tecnológica.
Em primeira discussão foi aprovado por 17 votos o projeto que cria o Centro Integrado Multidisciplinar para atendimento de crianças, adolescentes e adultos da rede municipal de ensino. O projeto foi muito elogiado pelos parlamentares por ampliar e facilitar o atendimento a esse público.
Os profissionais e insumos necessários para o funcionamento do Centro Integrado Multidisciplinar serão providenciados de forma intersetorial entre as secretarias da Educação, Desenvolvimento Social, Administração e Fundação Municipal de Saúde.
O centro irá funcionar no prédio que abrigava a Escola Municipal “Profª. Marina Fredine Dainese Cyrino” na Avenida 1, Centro de Rio Claro.
Redação DRC / Foto: Divulgação