Como poucas vezes os versículos da 2ª Carta de Timóteo, em seu capítulo 4, versículos 7 e 8 encaixam-se numa sentença que resume a vida do empresário e benemérito rio-clarense Lúcio Guedes de Camargo: “Combati o bom combate, acabei a guerra, guardei a fé. Desde agora, a coroa da Justiça me está guardada…”
O empresário faleceu ontem, dia 19, aos 97 anos, de causas naturais. Seu velório começa hoje às 11h45, no Memorial Cidade Jardim e o sepultamento será realizado às 15h45 no Cemitério São João Batista.
Trata-se de uma perda irreparável para a cidade, tendo em vista a vida profissional produtiva e a conduta absolutamente cidadã desse homem que despediu-se em 2022 de sua amada, a eterna professora Mercedes Lorenzon Guedes de Camargo, com quem teve os filhos Fátima, casada com Expedito, Antonio, casado com Silvana, Cláudio, casado com Denise, Lúcia, casada com Francisco, João, casado com Saranita, além de onze netos e 14 bisnetos.
Lúcio Guedes de Camargo notabilizou-se como empresário em Rio Claro. Era sócio da Construtora Condor, responsável pela construção do icônico Edifício Apolo, marco arquitetônico e imobiliário da cidade.
Fundou com os filhos a Engecam, outra construtora de destaque que foi responsável por boa parte da verticalização da cidade, construindo vários edifícios importantes, além de implementar novos loteamentos e bairros. Nesse segmento também alcançou atuação regional.
Sempre preocupado com o bem-estar coletivo e a caridade, atuou com ênfase para a reforma da Capela de São Benedito. Destacou-se na coordenação de círculos bíblicos e atuava como conselheiro de muitas famílias. Também integrou a comissão responsável pela reforma da Igreja Matriz de São João Batista. Foi integrante dos Vicentinos em Rio Claro.
Também voltado ao desenvolvimento do comércio rio-clarense, integrou a Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro), sendo um dos responsáveis pela realização das primeiras edições da Facirc.
Apreciador e estimulador do basquete, apoiou o time feminino local, ajudando-o a conquistar até mesmo um título estadual.
Lúcio Guedes de Camargo era um entusiasmado pela vida e pela inovação, segundo relembra um de seus genros, o também empresário Expedito Eloel Arena, um dos fundadores da Casa do Construtor. “Ele foi sempre um apaixonado por criar coisas novas, profissional arrojado, muito compromissado com a família e sedento por novidades. Nunca ouvi reclamar de nada, nem nos momentos mais difíceis. Ele sempre conservava o entusiasmo de que as coisas iam melhorar. Um exemplo a ser seguido. Morre o homem, fica o exemplo”, completa Expedito.
Fotos: Acervo familiar