Uma moda mais consciente é o que muitos consumidores atuais procuram, com um guarda-roupa cada vez mais sustentável. Dessa forma também os sapatos sustentáveis são alvos do consumidor que visa produtos que beneficiam o meio ambiente.
Nos dias atuais o consumismo está desenfreado e o consumidor se deixa ser influenciado pela mídia, comprando muitas vezes sem necessidade e deixando de optar por ações sustentáveis.
Dessa forma a ação do consumidor é uma variável muito importante quando se fala de sustentabilidade, pois deve-se avaliar antes da compra se é necessário adquirir o produto.
A consciência sustentável está adquirindo maior força nos dias atuais e entender o processo de produção do produto já é uma exigência e preocupação de muitos consumidores. Sendo assim, as empresasprocuram hoje em dia expor a origem da matéria prima, a produção, as pessoas que produzirão o produto, os resíduos, a vida útil e durabilidade e os impactos causados no pós uso.
Em nosso país muitas empresas do ramo de calçados além de declarar seus resultados financeiros, também declaram o que fazem para minimizar os impactos ambientais.
Entre as marcas brasileiras de sapatos sustentáveis estão as seguintes:
Vegalli – Empresa de família italiana que visa uma moda calçadista sustentável, vegana e atemporal, do slow fashion, defendendo nossos rios, plantas, solos, bichos, etc. O estilo de quem adquire essa marca é de consumidores que tem vida livre, leve e consciente.
Buscando produtos que impactam cada vez menos o meio-ambiente, a empresa se atenta no uso da água, energia, reciclagem e sobre o desperdício.
A Insecta Shoes – marca feita por milhares que utilizam o conceito upcyling, portanto, ressignificando produtos de brechós e transformando-os em sapatos cheios de estilo, lindos e únicos. Iniciaram os trabalhos com sapatos estilo tênis, atualmente tem modelos de sandália e slipycer. A marca demonstra uma enorme preocupação com o bem-estar animal, ou seja, não possuem nenhum sapato de origem animal, seus sapatos são veganos.
Em sua fabricação a sola dos sapatos é feita de borracha reciclada, a palmilha de sobra de tecidos, o cabedal é feito de roupas de brechó, garrafa PET reciclada, algodão reciclável ou tecido de reuso. Seusconsumidores podem devolver os sapatos usados nas lojas físicas ou nos correios e ganhar um vale desconto de R$50,00 nas novas compras.
Kasulo – Marca 100% brasileira que produz calçados sem origem animal, se importando com cada detalhe. Utilizam a juta, uma fibra natural biodegradável, a sola das sandálias é de pneu reciclado e a linha macanê é feita a mão com fios de algodão. Oferecem o serviço de reparo, para evitar o descarte do produto em pouco tempo de uso.
Urban Flowers – seus sapatos são feitos de tecido de refugo das indústrias e a sola de borracha reciclada, o veganismo é sua principal bandeira, mas também defende outras causas, como a sustentabilidade, o slow fashion e o feminismo.
Ahimsa – O nome significa despertar da consciência 100% vegana, com linha completa de sandálias, sapatilhas, sapatos, mocassim, botas, linha feminina e masculina, muitos sapatos feitos com tecidos com fios de garrafa PET reciclada, solado de cortiça natural e um processo feito para ser menos impactante.
Vegano Shoes – Todos os seis produtos são veganos, garantindo que nenhum tipo de borracha, poliuretano, cola, tecido ou tintas utilizados na fabricação seja de origem animal.
Assim como estas marcas, outras também precisam pensar com maior responsabilidade no meio ambiente, para caminharmos rumo a um futuro mais consciente e sustentável para todos.