Ela tem 40 anos, é experiente e tem traçado sua trajetória na carreira militar, mas, independente de tudo isso, uma das virtudes é que faz questão de seguir os conselhos da mãe e o mais recente dado a ela foi “cuida bem de Rio Claro”.
Foi assim que a Comandante da Primeira Companhia do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Capitão PM Karina Rioli Pavan assumiu o cargo na cidade azul. “Quem não atende um pedido de mãe”, exaltou, explicando que a mãe tinha parente em Rio Claro e passou parte da infância no município, portanto, tem um carinho especial.
Desde o dia 24 de setembro, ela comanda os trabalhos na Companhia que engloba, além de Rio Claro, os municípios de Corumbataí, Santa Gertrudes e Ipeúna.
O sonho de ser oficial começou desde muito cedo numa relação de carinho e admiração pelos policias. “Eu sempre gostava de ver a polícia, bombeiros, operações de trânsito, meu pai me levava para ver o trabalho, exposições. Sempre tive carinho e respeito pelos policiais”, relembra.
Logo que saiu do ensino médio, decidiu estudar para a carreira, porém, na época se deparou com um obstáculo. “Quando fui ingressar, não tinha vaga para o quadro feminino na época, tinha para outros quadros da polícia, mas não para a academia. Abriu em 1997, porém, estava fazendo Educação Física, me formei e, em 2002, ingressei na Academia da Polícia Militar do Barro Branco (APMBB)”, conta.
E assim se tornou a primeira e única policial militar na família. A primeira mulher também a assumir o posto de Comandante da 1ª Cia de Rio Claro. Antes, teve uma breve experiência como Comandante na 1º Cia de São Carlos do 38ºBPMI.
Em entrevista ao Diário do Rio Claro, destacou os trabalhos dos comandantes antecessores, Capitão Barreto e Capitão Alexandre Gonçalves. “Pretendo dar continuidade no que já tem sido feito tendo como foco a parte criminal como um todo. O principal é o policiamento inteligente, estudar, analisar onde estão os índices e agir sempre com a finalidade de melhorar a sensação de segurança da população”, afirma.
Durante o período que está em Rio Claro, a Capitão recebeu a visita do prefeito João Teixeira Junior – Juninho da Padaria e se dispôs ao trabalho integrado com outros órgãos de segurança, afirmando que o trabalho em equipe é essencial.
A Comandante disse que já fez contato com representantes dos Conselhos de Segurança – Consegs e Vizinhança Solidária – este o município conta com 17. “Percebi que a população é bem participativa”, diz.
Em conversa, a profissional demonstrou ser uma pessoa calma e gentil, não se considera rude, porém, deixa claro. “Temos as partes técnicas, precisamos ser profissionais e trabalharmos de acordo com a lei, com o que aprendi. Em toda profissão, tem que ter e assumir as responsabilidades. Tudo tem o momento de agir”, finaliza.