Carioca, 61 anos de idade, detentor de inúmeros títulos e acessos a divisão superiores nos campeonatos de futebol profissional, principalmente, nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Eternizado na memória e no coração do torcedor do Rio Claro FC. Mas, de outros times, igualmente, como o EC São Bento de Sorocaba. Foi justamente, no time de Sorocaba, que o técnico Paulo Roberto Santos conquistou no último sábado (9), sua mais recente vitória e talvez, uma das mais difíceis.
Jogando na Arena Barueri, diante do Oeste FC, o São Bento esteve perdendo a partida até o minuto final dos acréscimos da segunda etapa. Antes, vira o adversário perder um gol inacreditável, que lhe daria, por certo, a classificação. Quem sabe, valeu o pensamento positivo da torcida do Azulão de Sorocaba, que estava posicionada nas arquibancadas, bem atrás do gol defendido pelo goleiro Zé Carlos, que, inclusive fez 3 defesas na disputa de pênaltis, que garantiu o acesso do São Bento à Série A1 do Paulistão.
Pensamento positivo, aliás, é uma das características do técnico Paulo Roberto Santos. Adepto das artes marciais, a concentração é também um dos seus pontos fortes e o ajuda a se manter muito focado no difícil e por vezes ingrato trabalho de treinar times de futebol.
Determinado ao extremo, Paulo Roberto consegue montar equipes fortes, unidas e vencedoras. Estudioso do futebol, utiliza com desenvoltura qualquer sistema tático, conforme as características dos jogadores que tem à sua disposição. Os times montados por Paulo Roberto, costumam ter um sistema defensivo coeso e um ataque objetivo, além da transição defesa-ataque, muito rápida, a partir da retomada da bola, se possível, já no campo do adversário. Paulo treina à exaustão, os conceitos táticos que utiliza nas suas equipes, normalmente vitoriosas. Os jogadores gostam e se sentem confiantes.
Essas características, fazem do técnico Paulo Roberto Santos um dos maiores vencedores da história do futebol do interior do estado de São Paulo.
A carreira começou em 1988, no time do Pouso Alegre-MG. Em 1992, aconteceu a sua primeira, porém, breve passagem pelo Rio Claro FC. Mas o trabalho chamou a atenção dos dirigentes rioclaristas, que foram buscá-lo no início do ano de 2000, para dar início a uma trajetória vitoriosa com título e acessos em sequência, levando o clube da 5ª e última divisão do futebol de São Paulo, para a primeira, em 2006. Ao todo, Paulo Roberto Santos já dirigiu 38 equipes em mais de 30 anos de carreira.
Com o São Bento de Sorocaba, o treinador conquistou acessos nos anos de 2014 (Série A2, Paulista), 2016 (Série D, Brasileiro), 2017 (Série C, Brasileiro), 2022 (Série A2, Paulista).
No Arapongas-PR, foi campeão do interior em 2012. Com o Atlético Sorocaba (já extinto), levantou a Copa Paulista em 2008. Somam-se a essas conquistas, o título com o Paysandu-PA, em 2007.
Comandando o time do Gama-DF, Paulo Roberto Santos inscreveu o seu nome com o título brasiliense nos anos de 1994 e 1998. Em 1993, foi vice-campeão mineiro da segunda divisão com o Unaí-MG. Antes, já havia conquistado o mesmo título com o Pouso Alegre, em 1988, ano de sua estreia como técnico profissional. Ainda em Minas, onde se consagrou antes de vir a São Paulo, Paulo Roberto Santos foi campeão mineiro da Segundona com o time do Boa Esperança, em 1989.
EPOPÉIA NO RIO CLARO FC
Mas o torcedor rioclarense que acompanha de perto o futebol profissional da Cidade Azul, sabe que a carreira de Paulo Roberto Santos, ganhou enorme projeção, a partir de sua saga no Rio Claro FC. O técnico chegou ao clube, no ano de 2000 (antes já havia tido rápida passagem em 1992, porém, sem grandes resultados, devido à falta de um mínimo de estrutura do clube à época).
A partir da administração da família Baumgartner, que depositou todas as suas fichas e confiança no treinador, Paulo Roberto, em pouco tempo, atingiu números expressivos no Rio Claro FC e comandou a equipe em conquistas memoráveis, tirando-a do ostracismo de uma quinta divisão e levando-a à elite do futebol de São Paulo, em poucos anos.
Pelo Azulão da Rua 9, Paulo Roberto Santos sagrou-se vice-campeão paulista da Série B2, em 2021. E na sequência, foi campeão paulista da Série B1 em 2002, 4º. colocado e acesso à Série A3, em 2005, ano em que também conquistou o vice-campeonato da Copa Paulista de Futebol. Em 2006, o maior momento no Rio Claro FC, com o acesso à Série A1 do Paulistão, fato que se repetiu em 2013.
Recusou a Lusa
Em 2019, Paulo Roberto Santos, chegou a ser anunciado como técnico da Portuguesa de Desportos, mas recusou o convite, momentos antes de assumir o cargo, considerando, segundo a imprensa esportiva da capital, a situação da Lusa, preocupante.
Técnico mais longevo do Brasil
Quando de sua primeira passagem no EC São Bento de Sorocaba, Paulo Roberto Santos chegou a ser o técnico que por mais tempo permaneceu no cargo atuando no futebol brasileiro, à época. O fato se deu no período de 2016 a 2018. Porém, divergências com o presidente do clube, levaram o treinador a pedir demissão.
Atuou como lateral esquerdo
Na condição de jogador de futebol profissional, Paulo Roberto atuou nas equipes cariocas do Botafogo e do América, na década de 1980, e defendeu ainda, as equipes maranhenses do Moto Clube e do Sampaio Correa.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação/Redes Sociais