Foi um dedo justo. Nem mais nem menos. O Velo Clube fez o que precisava para se manter bem vivo na luta pela sua permanência na Série A1 do Paulistão. Derrotou a Internacional de Limeira, domingo à tarde no estádio Benitão, por 2×1, e foi a 9 pontos ganhos na tabela de classificação.
Matematicamente, faltam ainda 3 pontos para o Rubro-Verde alcançar o seu objetivo máximo na temporada. Com 12 pontos, segundo os entendidos, o Velo garante vaga no Paulistão A1 em 2026.
Não será porém, tarefa fácil. Na quarta-feira (19), o Velão volta à campo contra o Guarani, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, às 19h00. E no domingo (23), fecha a 1ª fase contra o Água Santa, no estádio Benitão, pela 12ª rodada, quando todos os jogos irão começar às 18h30.
O torcedor velista saiu muito satisfeito do Benitão no último domingo. Se nem tanto pelo futebol apresentado, muito mais pelo resultado obtido, inclusive, sobre um velho rival.
A preocupação, no entanto, fica por conta da contusão do artilheiro Daniel Amorim, autor do primeiro gol na vitória velista sobre a Inter e que deixou o campo no decorrer do jogo, lesionado. O departamento médico do Velo Clube iria avaliar o camisa 9 nesta segunda-feira (17).
A vitória do Velo sobre a Internacional começou a ser escrita com menos de 1 minuto de jogo. Em jogada pela esquerda, Léo Campos cruzou na área, e encontrou Sillas Gomes, na segunda trave, livre de marcação. O camisa 10 do Velo não teve dúvida e pegou de primeira um chute violento de pé direito que o goleiro da Inter defendeu parcialmente. No rebote, Daniel Amorim, bem colocado dentro da pequena concluiu de pé esquerdo para o fundo da meta leonina e botou o Velão à frente do marcador.
Melhor em campo, o Velo Clube ditava as ações ofensivas do jogo diante de uma Internacional perdida em campo e sem poder de reação. O segundo gol do Velo até que demorou a vir. Eram 35 minutos da primeira etapa quando Sillas Gomes aproveita rebote da defesa da Inter após cobrança de escanteio de Léo Campos e amplia o placar em favor do Velo Clube, 2×0.
No finalzinho da primeira etapa veio o gol de honra da Internacional. Em boa trama do ataque do Leão pela direita, Eduardo Porto vai ao fundo e cruza rasteiro em direção à área do Velo. O passe encontra Carillo que manda de direita, pelo alto, sem chance de defesa para Pablo.
E assim terminou o primeiro tempo no Benitão. Na segunda etapa, nada de muito importante aconteceu no jogo e o placar acabou não sendo alterado. Final de jogo: 2×1 para o Velo Clube e festa rubro-verde nas arquibancadas do Benito Agnello Castellano.
Com o resultado positivo, o Velo Clube assumiu a 13ª colocação na tabela de classificação, agora com 9 pontos ganhos. Na quarta-feira (19), o desafio é contra o Guarani, em Campinas, às 19h00, pela 11ª e penúltima rodada da 1ª fase do Paulistão Série A1. Já a Internacional, que permanece na lanterna do campeonato com apenas 6 pontos ganhos enfrenta o Água Santa, fora de casa, às 18h30.
Na vitória sobre a Internacional o Velo Clube foi à campo com: Pablo; Yuri Ferraz, Rafael Ribeiro, Gabriel Mancha e Léo Campos (Renan Siqueira); Pedro Favela, Marcelo Augusto, Léo Baiano (Carlos Manuel) e Sillas (Vinícius Leite); Jefferson Nem (Felipinho Barreto) e Daniel Amorim (Lucas Duni). Técnico: Guilherme Alves.
A Internacional de Limeira foi derrotada pelo Velo Clube com a seguinte escalação: Igo Gabriel; Eduardo Porto, Gui Mariano (Juan Tavares), Roberto Rosa (Carlão) e Alysson Dutra (JP Galvão); Marlon (Rhuan), Lucas Buchecha (Iba Ly), Ramon e Albano; Ruan Ribeiro e Carrillo. Técnico: Márcio Fernandes.
A renda no Benitão foi de R$191.020,00 para um público total de 4.137 torcedores.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: @matsciamana