O Palmeiras decide o Paulistão Sicredi 2020 diante do Corinthians, no Allianz Parque, neste sábado (8), às 16h30. Após empate sem gols no jogo de ida, uma vitória dará o título alviverde, quebrando um jejum de 12 anos. Para decidir nos 90 minutos, a equipe precisará marcar gols, algo que aconteceu em 10 dos 15 jogos.
Ao todo, o Palmeiras marcou 20 gols no campeonato. Willian, com seis gols, é o principal marcador, enquanto Marcos Rocha, com três assistências, é quem mais deu passes. Na zona ofensiva, a construção de jogadas é bastante equilibrada, com 33% pela esquerda, 35% pelo centro e 32% pela direita. Ao todo, foram 13 assistências da equipe no torneio, sendo oito delas com passes e cinco com bolas alçadas na área.
Algo interessante da equipe alviverde no campeonato é que 16 gols foram marcados na segunda etapa, sendo sete deles após os 30 minutos do segundo tempo. Em sua maioria, os gols são marcados com finalizações com o pé após construção de jogadas. Tanto que foram apenas três gols de cabeça, dois de pênalti e dois em chutes de fora da grande área.
CORINTHIANS
O Corinthians ressurgiu no Paulistão Sicredi 2020 e está a uma vitória de conquistar o título. A equipe, que antes da parada lutava contra o rebaixamento, conseguiu os resultados necessários para reverter a situação e chegar até a final. Para conquistar o título após 90 minutos, o alvinegro precisará marcar ao menos um gol na partida contra o Palmeiras.
Apesar da campanha irregular, o Corinthians só não marcou em três partidas, sendo duas antes da parada e uma no primeiro jogo da final. No total, balançou as redes adversárias 18 vezes. Boselli, com cinco gols, é o artilheiro da equipe, enquanto Fagner, com cinco assistências é o principal garçom do campeonato.
Durante o torneio, o Corinthians optou por tentar atacar mais pela faixa central. 36% das jogadas evoluem pelo centro, contra 31% do lado esquerdo e 32% do lado direito. Apesar disso, é pela beirada do campo que as assistências acontecem. Dos 18 gols, metade surgiu em cruzamentos e apenas quatro resultaram de passes.
Após a pausa, o Corinthians marcou seis gols. Metade deles foram em chutes de fora da área de Ederson, que se tornou uma importante arma. Os outros três foram marcados em finalizações de cabeça, após cruzamentos de Fagner e Luan em bolas paradas.
ARBITRAGEM
Em audiência pública realizada pela Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, ficou definido que Luiz FLávio de Oliveira será o árbitro principal do jogo Palmeiras x Corinthians, que decidirá o campeão do Paulistão Sicredi 2020. Ele será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa. Flávio Rodrigues de Souza será o quarto árbitro e Evandro de Melo Lima o quinto.
Já a equipe VAR foi escalada com Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral como VAR principal, auxiliado por José Claudio Rocha Filho (AVAR 1) e Alex Ang Ribeiro (AVAR 2). A Equipe VAR (Suporte), escalada para qualquer eventualidade de comunicação entre o estádio e a FPF, terá Lucas Canetto Bellote no VAR e Luiz Alberto Andrini Nogueira no AVAR.
Marcelinho, Neymar e Raí são artilheiros; números das 50 finais do Paulistão
Disputado desde 1902, o Campeonato Paulista tem nessa temporada a sua 51ª final para decidir o campeão do torneio. Corinthians e Palmeiras fazem a sétima decisão entre eles, com o alvinegro disputando sua 22ª final, enquanto os alviverdes jogam a 13ª decisão estadual. Marcelinho Carioca, Neymar e Raí são os maiores artilheiros da história das finais do Paulistão.
Por décadas, o campeão estadual foi conhecido no formato de pontos corridos, no qual era previsto um jogo desempate em caso de igualdade de pontuação na fase regular da competição. Mais tarde, novas formas de regulamento passaram a prever decisões direta de títulos. No total, 50 finais de campeonato paulista já aconteceram em quase 120 anos de história.
Maior campeão estadual com 30 títulos, o Corinthians é também quem mais venceu finais de campeonato, campeão em 14 oportunidades neste formato. Santos e São Paulo, com 10 finais vencidas aparecem na sequência, enquanto o Palmeiras venceu seis vezes. Com sete vice-campeonatos, o time do Parque São Jorge também lidera essa estatística ao lado do São Paulo. Palmeiras, Santos e Paulistano -potência dos primeiros anos do futebol paulista aparecem na sequência com seis vices enquanto a Ponte Preta ficou em segundo em cinco oportunidades.
Rivais na decisão do título pela sétima vez na história -cada um venceu três finais- Corinthians e Palmeiras têm aproveitamentos distintos nestes confrontos, com vantagem alvinegra. Em 21 finais que disputou, o Corinthians venceu 14, enquanto o Palmeiras ficou com seis títulos em 12 decisões.
Artilheiros
A máxima de que nos grandes jogos é que os grandes craques aparecem vale para o Campeonato Paulista. Marcelinho Carioca, Neymar e Raí com sete gols, são os maiores artilheiros na história das finais do Paulistão. Serginho Chulapa com cinco, Evair e Sócrates com quatro gols, aparecem na sequência. Responsável por introduzir o futebol no Brasil, Charles Miller foi o primeiro a marcar em uma final. Na ocasião, com a camisa do SPAC na decisão pelo título de 1902 contra o Paulistano.
Por Federação Paulista de Futebol / Foto de destaque: Rodrigo Corsi/Paulistão/Divulgação