O Velo Clube deu passo gigante para alcançar o seu maior objetivo na temporada que é a permanência na Série A1 do Campeonato Paulista. A equipe do técnico Guilherme Alves empatou de 1×1, na noite de quarta-feira (19), com o Guarani FC em partida realizada no estádio Brinco de Ouro da Princesa em Campinas e válida pela 11ª rodada da 1ª fase.
Jogando em casa, o Guarani, desde o início do jogo foi pra cima do Velo, em busca da vitória que daria à equipe campineira a classificação antecipada às quartas de finais do Paulistão. A estratégia do técnico Maurício Souza deu certo. Logo aos 7 minutos de jogo, o Guarani abriu o placar em cabeçada fulminante do zagueiro Rafael Rodrigues, após cobrança de escanteio da direita.
Apesar de atrás no marcador, o Velo não se abateu. Passada a pressão inicial do time da casa, o Velo Clube foi se acertando em campo e já ao final da primeira etapa havia equilibrado a partida. No segundo período, o técnico Guilherme Alves, que não pode contar com o artilheiro Daniel Amorim, machucado, voltou com a equipe velista alterada. Carlos Manuel assumiu posição no meio campo em lugar de Pedro Favela.
No segundo tempo, o Velo Clube, melhor posicionado em campo, ia avançando as suas linhas e o Guarani, recuando as suas para jogar no contra-ataque. Por duas ocasiões, o Bugre esteve a ponto de ampliar o placar e matar o jogo. Na primeira delas, após cobrança de escanteio, aos 12 minutos, Anderson Leite cabeceou uma bola no pé da trave direita de Pablo e, na segunda, Rafael Bilu, de pé esquerdo, acertou o travessão da meta velista.
E foi só. A partir daí, o Velo tomou as ações ofensivas do jogo, com as entradas de Lucas Duni no lugar de Jefferson Nem e Pedro Cacho na vaga de Léo Baiano. Mas o Velo precisava ao menos de um empate. E numa estratégia ousada, já com menos de 10 minutos para o final do jogo, o técnico Guilherme Alves abriu mão do zagueiro Rafael Ribeiro para botar o jovem Cauari no ataque.
Era o tudo ou nada. E deu certo. Já nos acréscimos do jogo, o atacante Lucas Duni recuperou uma bola na entrada da área do Guarani e foi levando de vencida seus marcadores. Já de frente para o gol, o camisa 18 do Velo Clube soltou a bomba de pé esquerdo, fora do alcance de Gabriel Mesquita.
Estava decretado, aos 51 minutos, o gol de empate do Velo para a alegria de seus torcedores que marcaram presença com muito entusiasmo nas arquibancadas do Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Foi dado o reinício do jogo, mas já não havia tempo para mais nada e o árbitro Vinicius Gonçalves Dias de Araújo, ao centro do campo, encerrou a partida.
Resultado importantíssimo conquistado pelo Velo Clube que mantém a equipe na 13ª colocação na classificação geral, agora com 10 pontos ganhos, três pontos à frente de Noroeste (14º), Água Santa (15º) e Inter de Limeira (16º) que somam 7 pontos.
O Velo Clube volta a jogar no próximo domingo (23), quando receberá no estádio Benitão, às 18h30, a equipe do Água Santa, pela 12ª e última rodada da 1ª fase. Já o Guarani visita o Corinthians, na Arena Neo Química, também no domingo e no mesmo horário.
No empate frente ao Guarani, o Velo Clube atuou com: Pablo; Yuri, Rafael Ribeiro (Cauari), Gabriel Mancha e Léo Campos; Marcelo Augusto, Pedro Favela (Carlos Miguel) e Léo Baiano (Pedro Cacho); Sillas, Jefferson Nem (Lucas Duni) e Vinicius Leite. Técnico: Vinicius Leite.
O Guarani foi à campo com: Gabriel Mesquita; Yan Henrique, Raphael Rodrigues, Lucas Rafael e Emerson Barbosa; Nathan Camargo, Caio Mello e Anderson Leite (Isaque); Rafael Bilu (Luiz Miguel), João Marcelo (João Victor) e Deni Júnior (Titi). Técnico Maurício Souza.
A renda em Campinas foi de R$ 86.565,00 para um público pagante de 2.991 torcedores.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: @matsciamana