Poucas frases soam tão bem como esta: Corinthians campeão! E não deu outra. Ontem (27), na Neo Química Arena, em São Pulo, o empate de 0x0 contra o Palmeiras, garantiu o 31º título do Campeonato Paulista para o Timão.
E foi uma conquista com a marca e a cara do Corinthians. Na base da raça de seus jogadores e do entusiasmo frenético da fiel torcida vindo das arquibancadas, que incentivaram do primeiro ao último minuto a equipe comandada pelo técnico Ramón Díaz.
Toda conquista gloriosa tem um herói e nesta, é o goleiro Hugo Souza, que defendeu o pênalti cobrado pelo meia Raphael Veiga, do Palmeiras, já na segunda etapa.

Precisando da vitória por mínimo um gol de diferença, o Palmeiras lançou-se ao ataque desde o início do jogo. Mas, a exemplo do que já havia acontecido na partida disputada na Arena Allianz Parque foi ineficiente nas finalizações.
Aos poucos, o Corinthians foi se acertando e passou a controlar o jogo, tocando bem a bola e criando algumas boas oportunidades. A jogada mais forte do Palmeiras, eram os lançamentos para o atacante Vitor Roque, que, todavia, não levava vantagem sobre a zaga corinthiana, bem postada.
Na segunda etapa, o Palmeiras voltou para o tudo ou nada. Adiantou a marcação e empurrou o time do Corinthians para o seu campo de defesa. Mesmo com mais posse de bola, raramente o Palmeiras conseguia chegar com perigo à meta corinthiana, geralmente com bolas cruzadas na área, mas, sem sucesso.

A grande chance do Verdão no jogo aconteceu já na metade do segundo tempo, através de uma penalidade máxima sofrida por Vitor Roque e confirmada pelo árbitro de vídeo. Encarregado da cobrança, o camisa 23, Raphael Veiga, pegou mal na bola e facilitou a defesa de Hugo Souza para o delírio da torcida corinthiana.
A partir daí o jogo pegou fogo com entradas ríspidas e ofensas de parte a parte, que resultaram em expulsões. Félix Torres e José Martínez, pelo Timão. E Abel Ferreira e Marcelo Lomba, pelo Palmeiras.
O jogo ainda ficou paralisado alguns minutos por conta de sinalizadores que foram acesos pela torcida do Corinthians em comemoração à conquista do título que se aproximava.

Quando a bola voltou a rolar, coube a Yuri Alberto, a grande chance do Corinthians tirar o zero do placar. Mas, Weverton fez grande defesa.
Final de jogo em Itaquera: Corinthians 0 x 0 Palmeiras e a torcida alvinegra explodiu de emoção nas arquibancadas. No campo, os jogadores fizeram a festa com a reconquista do título paulista após 6 anos.
A renda na Neo Química Arena, em São Paulo foi de R$4.638.125,50 para um público total de 48.932 torcedores.
Escalações:
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri; Raniele, José Martínez (Charles), André Carrillo (Ryan) e Garro (André Ramalho); Memphis Depay e Yuri Alberto (Ángel Romero). Técnico: Ramón Díaz.
Palmeiras: Weverton; Mayke (Flaco López), Murilo, Micael e Piquerez (Thalys); Emiliano Martínez (Richard Ríos), Aníbal Moreno (Naves) e Raphael Veiga (Felipe Anderson); Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
Por Geraldo Costa Jr.