A temporada 2023 do futebol brasileiro começa com as disputas dos estaduais. Entre os mais importantes está o Campeonato Paulista, com destaque para Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, as quatro maiores forças da competição, sempre favoritas ao título.
O Paulistão começa no dia 14 de janeiro e termina em 9 de abril. Os grandes clubes de São Paulo se movimentam nesta fase pré-temporada para renovações de contrato e novas aquisições.
O D’Esportes traz na edição de hoje (8) um resumo de como tem sido os bastidores de Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, nesse sentido. Confira.
Palmeiras: Até o momento, o Verdão, atual campeão paulista, não abriu os cofres para contratar e procura manter os principais nomes do elenco. O primeiro a renovar contrato foi o atacante Dudu, acerto que exigiu muita negociação entre o staff do jogador e a diretoria alviverde. Depois, o zagueiro Gustavo Gomez estendeu seu contrato com o Palmeiras até 2027 e na última sexta-feira o meio-campista Zé Rafael também acertou as bases de seu novo vínculo com o Verdão. Antes, o goleiro Marcelo Lomba, reserva imediato do titular Weverton, também havia renovado com o Palmeiras a exemplo do lateral direito Mike e do zagueiro Luan. Para 2023, o Palmeiras vive também a expectativa de perder o técnico Abel Ferreira, um dos nomes cotados para dirigir a seleção brasileira, em substituição a Tite. A presidente Leila Pereira, entretanto, sequer cogita essa possibilidade. O Verdão estreia no Paulistão 2023 contra o São Bento no dia 14 de janeiro, às 18h30, na Arena Allianz Parque em São Paulo.
Corinthians: Ele está de volta. Segundo maior artilheiro da Arena Neoquímica, somente atrás de Jô com 27 gols marcados, o atacante Angel Romero está de volta ao Corinthians. Atleta defendia até então o Cruz Azul do México. Em sua primeira passagem no Corinthians, entre 2015 a 2018, Romero ajudou o Timão a conquistar quatro títulos: 2 estaduais (2017 e 2018) e dois brasileiros (2015 e 2017). Também na comissão técnica alvinegra, houve modificação. Acusado de traidor pela fanática torcida corinthiana por ter acertado sua ida ao Flamengo depois de deixar o Timão, Vitor Pereira será substituído por Fernando Lázaro, profissional que atuava até então na base do Corinthians. Do elenco corinthiano que encerrou a temporada de 2022 com resultado mais expressivo, sendo a classificação para a fase de grupo da Copa Libertadores, deixaram o clube o zagueiro Robson Bambu, devolvido ao Nice da França, Mateus Vital contratado pelo Cruzeiro-BH, a exemplo do meia Ramiro e do lateral Danilo Avelar, que saiu para o América Mineiro. Entre as possíveis contratações, a que mais chama a atenção é quanto ao meia-atacante Philippe Coutinho, atualmente em baixa no Aston Villa da Inglaterra. A caminhada corinthiana no Paulistão 2023 vai ter início no dia 15 de janeiro, em Bragança Paulista contra o RB Bragantino, às 16 horas.
São Paulo: Entre os clubes grandes de São Paulo, quem mais investiu até o momento em contratações foi, sem dúvida, o São Paulo FC. Nada menos que 7 contratações fez o Tricolor. Vieram para somar ao elenco do técnico Rogério Ceni, os atacantes Pedrinho e Marcos Paulo, o goleiro Rafael, o meio-campista Wellington Rato e o zagueiro argentino Alan Franco, que custou U$ 1,5 milhão aos cofres do clube, além do volante equatoriano, Jhegson Mendez, que deve ser anunciado oficialmente nas próximas horas. Porém, o elenco do São Paulo FC não terá mais a partir de 2023, o veterano zagueiro Miranda, o lateral Reinaldo, o atacante Éder e o meia Marcos Guilherme. Além destes, também saíram Nahuel Bustos, Andrés Colorado e Thiago Couto. Em busca do seu 22º título estadual, o São Paulo FC faz seu primeiro jogo no Paulistão, também no dia 15 de janeiro, contra o Ituano, às 18h30 no Morumbi.
Santos: Disposto a fazer boa campanha no Paulistão, o Santos FC anunciou 5 contratações para 2023 faltando poucos dias para o início do campeonato. O goleiro Wladimir, o lateral direito João Lucas, o volante Messias, o volante Doni e o atacante Mendoza. Dentre esses, destaque para o atacante Mendoza que já atuou pelo Atlético Mineiro, Corinthians e que jogou o Brasileirão 2022 pelo Ceará. A equipe santista será comandada pelo técnico Odair Hellmann que já caiu no agrado da torcida santista, devido a intensidade de seus treinamentos exigindo sempre o máximo dos atletas. Hellmann projetou-se no cenário do futebol brasileiro, no Internacional de Porto Alegre, quando reconduziu o Colorado gaúcho à Série A do Campeonato Brasileiro em 2017. Na direção de futebol do Santos está Paulo Roberto Falcão, que promete introduzir uma mentalidade europeia no Peixe na forma de organizar e conduzir o futebol do clube. O Santos começa o Paulistão enfrentando o Mirassol no dia 14 de janeiro, às 18h30, na Vila Belmiro.
Por Geraldo Costa Jr.