Rebaixado em 2020, o Água Santa está de volta à elite do futebol de São Paulo. Na noite dessa quinta-feira (27), o time de Diadema confirmou o acesso e a classificação para a decisão do Paulista A2 ao segurar um empate por 2 a 2 diante do Rio Claro FC, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo. No jogo de ida, a equipe havia vencido, fora de casa, por 2 a 0.
Na decisão, o Água Santa aguarda agora o confronto entre Oeste e São Bernardo FC para conhecer seu adversário. O jogo será realizado ainda nesta quinta-feira (27). Na partida de ida, as equipes ficaram no empate por 1 a 1.
Apesar da larga vantagem conquistada no jogo de ida, o Água Santa tomou a iniciativa e chegou a pressionar o rival. A tática acabou dando o resultado. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio, Bambam aproveitou a sobra e mandou para o fundo das redes. Rafael ainda tentou tirar, mas sem sucesso.
Bem marcado, o Rio Claro FC não teve muitas oportunidades durante o primeiro tempo. O time visitante jogou nos erros do Água Santa, mas se conteve nos lampejos de Cesinha, nas tentativas de fora da área, e nas jogadas de Junior Timbó.
No segundo tempo, o Rio Claro FC precisou ir para o tudo ou nada e abriu o placar aos três minutos. Cesinha arriscou de fora da área e mandou para o fundo das redes, se isolando na artilharia da competição com sete gols.
O jogo acabou virando ataque contra defesa. O Rio Claro FC se jogou para cima do Água Santa e foi desperdiçando boas oportunidades. Por reclamação, Luan Dias, que acabara de ser substituído, acabou levando o cartão vermelho. No entanto, o jogo seguiu 11 contra 11.
O Água Santa, apesar de mais recuado, chegou ao segundo gol aos 33 minutos. Rhuan passou como quis pelo defensor, chutou e fez um golaço. O Rio Claro, porém, ainda não desistiu e chegar a deixar tudo igual novamente, aos 42, com Thiaguinho, em um arremate de dentro da área após passe de Maikon Aquino.
Os visitantes pressionaram nos minutos finais, fizeram uma blitz para cima do Água Santa, mas não conseguiram desempatar e acabaram sendo eliminados, diferente do time de Diadema que conquistou o acesso à elite do estadual.
ÁGUA SANTA
Sob o comando do rio-clarense Sério Guedes, o Água Santa está de volta à elite do futebol de São Paulo. Após campanha invicta na primeira fase e eliminar a tradicional Portuguesa nas quartas de final, o time de Diadema superou o Rio Claro FC na semifinal e garantiu o acesso. Essa será a sua terceira vez no Paulistão, de onde caiu no ano passado.
Segundo colocado na primeira fase do Paulistão A2 Sicredi, o Água Santa teve o segundo melhor ataque e a terceira melhor defesa desta etapa em que passou sem derrotas. Nas quartas de final venceu a Portuguesa por 2 a 0, no Canindé, no jogo de ida, mas mesmo derrotado pela primeira vez na competição no jogo da volta -por 2 a 1-, garantiu a classificação à semifinal.
Nos confrontos em que decidiu o acesso contra o Rio Claro FC, a equipe comandada por Sérgio Guedes repetiu o feito da etapa anterior e venceu na casa do rival, por 2 a 0, e encaminhou a classificação. O empate -2 a 2- na volta, sacramentou o acesso à elite paulista.
Título inédito
Além do acesso à elite pela terceira vez, o time do Água Santa também está classificado à decisão do título que é inédito na sua história. Na disputa profissional desde 2013, o clube subiu em 2015 e 2019, ficando com a quarta e terceira posição, respectivamente.
Por Federação Paulista de Futebol / Foto: SporTV/Reprodução