Sai hoje o campeão paulista de 2021. São Paulo FC e SE Palmeiras fazem, às 16 horas, no Morumbi, a segunda e decisiva partida da fase final da competição. No primeiro jogo, disputado na última quinta-feira (20), na casa do Palmeiras, deu empate sem abertura de placar.
Em uma decisão envolvendo dois grandes clubes não há favoritismo e tudo pode acontecer. O São Paulo busca um título que não consegue desde 2005. O Palmeiras, além do bicampeonato (ganhou a taça em 2020) tenta o 24º título paulista de sua história.
As equipes chegam ao jogo decisivo em pé de igualdade. Ambas atuam nos sistema tático 3-5-2, com 3 defensores, 2 volantes, 1 meia, 2 alas e 2 atacantes, o que sugere uma disputa acirrada no meio campo pela posse de bola, tornando o jogo truncado, com raras ações ofensivas, a exemplo do que ocorreu na primeira partida da final.
Ainda que tenha feito a melhor campanha durante a primeira fase, o São Paulo terá pela frente um Palmeiras experiente, acostumado às decisões nos últimos anos, tendo vencido a maioria delas. Não será surpresa se a decisão do campeonato terminar na disputa de pênaltis.
O torcedor são-paulino vê com preocupação a possível ausência de dois dos melhores jogadores da equipe tricolor, o meia Martín Benites e o lateral Daniel Alves, que saíram lesionados na primeira partida da final. Caso se confirme a ausência de ambos atletas, os prováveis substitutos são Igor Gomes e Igor Alves, respectivamente.
Já o torcedor palmeirense está confiante na conquista de mais um título, apesar da disputa ser na casa do rival. O técnico Abel Ferreira, em princípio não terá problemas para escalar a equipe. Apenas o meia Zé Rafael, suspenso, está fora do jogo.
A Federação Paulista de Futebol designou o experiente árbitro Rafael Claus, que integra o quadro de árbitros da FIFA, para apitar a final. Ele terá como auxiliares Daniel Paulo Ziolli e Neuza Inês Back. O quatro árbitro será Thiago Luiz Scarascatti. Márcio Henrique de Góis será o árbitro de vídeo.
A TV Globo transmite o jogo ao vivo para todo o estado de São Paulo. Os canais Sportv e Premiere também transmitirão a partida.
Prováveis escalações das equipes:
Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo, Patrick de Paula, Raphael Veiga e Victor Luís; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira
São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Daniel Alves (Igor Alves), Luan, Liziero, Benítez (Igor Gomes), Gabriel Sara (Luciano) e Reinaldo; Pablo. Técnico: Hernán Crespo
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação