O São Paulo colocou um ponto final em um tabu que durava desde 2009 ao derrotar o Palmeiras pelo placar de 1 a 0, na noite desta sexta-feira (17), no Allianz Parque, pela quinta rodada do Paulistão Sicredi. A última vitória do time tricolor no estadual havia sido há 12 anos. Neste período, foram 12 jogos, com sete triunfos palmeirenses e cinco empate.
No Campeonato Paulista, o São Paulo quebrou a invencibilidade do Palmeiras, além disso, se isolou ainda mais na liderança geral, com 19 pontos, também na primeira posição do Grupo B. O Palmeiras, por outro lado, ficou estacionado na segunda posição do Grupo C, que tem o Red Bull Bragantino na liderança, com 14 pontos. Novorizontino tem oito e Ituano soma sete.
Após a sequência de jogos importantes na temporada, o Palmeiras apostou em um time misto para enfrentar o São Paulo. O primeiro tempo acabou sendo muito equilibrado. Sem muito entrosamento, o time da casa não conseguiu criar muitas oportunidades e concentrou suas forças na marcação, anulando os pontos principais do adversário.
O São Paulo, por outro lado, procurou uma marcação pressão, forçando o erro na saída de bola do Palmeiras. A tática também fez com que a equipe criasse pouco, com exceções para algumas tentativas de Luciano, sem muito susto. O clube de Crespo teve uma leve superioridade, mas não conseguiu transformá-la em gol.
Na segunda etapa, o Palmeiras voltou um pouco melhor e exigiu uma grande defesa de Tiago Volpi. O goleiro foi buscar quase no ângulo um chute de longa distância de Gustavo Scarpa. O meia, logo depois, falhou na saída de bola aos 16 minutos e Daniel Alves achou Pablo livre de marcação dentro da área. O atacante só empurrou para abrir o placar.
Após o gol, o São Paulo cresceu e pressionou o Palmeiras. Abel Ferreira tentou mudar, mas o time alviverde não conseguiu passar pela forte marcação do rival, que controlou bem o jogo para selar a segunda vitória seguida no Allianz Parque.
No domingo (18), o Palmeiras enfrenta o Botafogo, às 20h, no Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Pelo Paulistão Sicredi, São Paulo só joga na sexta-feira (23), frente ao Santo André, no Morumbi.
Por Federação Paulista de Futebol / Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão