Disputado por 48 times o Campeonato Paulista Sub-20 de 2025 será dividido em duas séries: A e B. Tem vaga garantida, de início, os clubes formadores e que participaram de pelo menos um dos três últimos campeonatos estaduais da categoria
Assim, tem vagas garantidas 19 times: Atlético Guaratinguetá, Botafogo de Ribeirão Preto, Juventus, Comercial de Tietê, Desportivo Brasil, Ferroviária, Grêmio Novorizontino, Guarani, Ibrachina, Ituano, Metropolitano, Mirassol, Red Bull Bragantino, Salto FC, Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Sfera.
Para definir as 29 vagas restantes, a Federação Paulista de Futebol adotou o ranking das últimas três temporadas do Paulista Sub-20, da seguinte maneira: O ano de 2024 teve peso três, 2023 peso dois e 2022 peso um.
Os clubes são os seguintes: Ponte Preta, XV de Jaú, São Caetano, Portuguesa de Desportos, Oeste, José Bonifácio, Inter de Limeira, São Bento, Capivariano, Taubaté, Ska Brasil, Água Santa, Tanabi, Velo Clube, União Suzano AC, Comercial de Ribeirão Preto, XV de Piracicaba, São José, Brasilis, Rio Claro, Portuguesa Santista, EC São Bernardo, Referência, Flamengo de Guarulhos, Osasco Audax, Sertãozinho, Mauá Futebol, Itapirense e Santo André.
Havendo desistência de uma das 48 equipes classificadas, as vagas serão ocupadas pelos times seguintes no ranking. Os clubes devem confirmar a participação até o dia 7 de março.
Na primeira fase, o Campeonato Paulista Sub-20 Série A não terá grupos regionalizados. Outra novidade é que a partir deste ano, seis times serão rebaixados e apenas dois times serão promovidos da Série B. A Federação Paulista de Futebol estabeleceu que, a partir de 2029 a Série A do Paulista Sub-20 será disputada por 32 clubes, com 4 acessos e 4 rebaixamentos. O Conselho Técnico da competição será em 19 de março e o início está previsto para 25 de abril.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Velo Clube/Rede Social