Depois das altas temperaturas registradas nos últimos dias, a chuva trouxe uma trégua para o tempo quente e amenizou o calor.
“A mudança se deve às áreas de baixa pressão no estado de São Paulo e passagem de frente fria no litoral paulista, que se desloca para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira, mas o tempo ainda fica sob influência até sexta-feira, podendo ocorrer pancadas de chuva no período da tarde”, explicou o técnico do Ceapla da Unesp Carlo Burigo.
A partir de quinta-feira, o tempo começa a mudar novamente. “As temperaturas voltam a ficar mais amenas com máximas em torno de 27 e 28 graus. No final de semana, as máximas podem ficar entre 23 e 25, e as mínimas entre 18 e 20 graus”, disse Burigo.
De acordo com dados da Defesa Civil de Rio Claro, da meia-noite até por volta do meio-dia dessa terça-feira (12) choveu o volume de 68 milímetros, sendo 50,4 da madrugada até às 7 horas.
OCORRÊNCIAS
Vários pontos de alagamentos foram registrados em Rio Claro. Um dos mais críticos foi na Avenida 16, entre ruas 21 e 22, no Jardim São Paulo. A água transformou a rua em um verdadeiro lago. Um carro ficou praticamente submerso. Por sorte, o motorista conseguiu sair a tempo. O internauta Leco Andriolli manifestou sua indignação em postagem na rede social do Diário do Rio Claro “Moro nesse bairro faz 30 anos. É uma vergonha, já passaram tantos prefeitos e nada. É muito triste tudo isso”, lamentou.
Outro ponto que apresentou complicações foi a Avenida Visconde do Rio Claro, na altura das ruas 8 e 9. No trecho, três veículos também ficaram ilhados.
Alagamentos foram registrados ainda na região da Santa Casa, da Avenida Felício Castelano, Avenida Presidente Kennedy, mas, segundo a Defesa Civil, sem ocorrências de gravidade. O órgão informou ainda que dez minutos após o término da chuva registrada de manhã, a cidade já estava transitável novamente.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou que, desde segunda-feira (11), áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria vinda do sul do país ajudam a organizar a umidade que vem da Amazônia podendo causar pancadas de chuva dispersas em São Paulo.
O mau tempo segue até sexta-feira (15) e atingirá várias áreas, incluindo toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Haverá um acumulado de cinco dias com valores acima de 130mm nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista.
Nas demais regiões da faixa leste, incluindo Vale do Ribeira e do Paraíba, estão previstos acumulados acima dos 100mm, principalmente nesta quarta (13). Na quinta (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva forte de tarde e de noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta (15).
A Defesa Civil do Estado emite alerta através de SMS para pessoas cadastradas que queiram saber as condições do tempo. Para o cadastro, basta enviar mensagem para o número 40199 indicando o CEP da localidade que quer ser informada. O órgão conta com 1,5 milhão de cadastros.