Em entrevista ao Centenário, o prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon (PTB), fez um balanço de sua administração. No segundo mandato à frente do Executivo, o petebista afirma que sanou as dívidas e declara que o próximo prefeito vai assumir a prefeitura sem dívidas.
“O equilíbrio financeiro é satisfatório. Assumimos o primeiro mandato com restos a pagar e quitamos os financiamentos do governo anterior. O próximo prefeito vai assumir com tranquilidade financeira”, afirmou.
Com orçamento de R$ 105 milhões para 2019, o prefeito destaca que realizou importantes obras para o município e comemora os frutos colhidos neste segundo mandato. “Meu primeiro mandato está muito ligado ao segundo. Estamos colhendo os frutos do que iniciamos no mandato anterior”, garante.
CRISE
Mesmo com a crise de 2014, que abalou a arrecadação de diversas prefeituras do Brasil, Pascon enfatizou que a solução encontrada para não parar as obras do município foram as emendas parlamentares obtidas.
“Em 2014, tivemos uma retração na arrecadação. E conseguimos muitas emendas parlamentares para driblar a crise. Isso ajudou no trabalho da prefeitura”, declarou.
SAÚDE
Pascon argumenta que quando assumiu, existia apenas uma unidade de saúde em Santa Gertrudes. O quadro mudou com sua gestão. “Entregamos três Unidades Básicas de Saúde (UBS) e vamos entregar a quarta em um mês”, enfatiza.
Ainda na área da saúde, o prefeito afirma que trabalha para que nascimentos aconteçam no município. “Hoje, todas as crianças nascem em Rio Claro. Queremos que as crianças possam nascer em Santa Gertrudes. Já temos a estrutura. Estamos viabilizando parceria com a iniciativa privada para que a santa-gertrudense possa dar à luz na cidade”, finaliza.
EDUCAÇÃO: Vagas em creches de Santa Gertrudes aumentaram de 200 para 600 no mandato
O governo Rogério Pascon não se furtou para atender a demanda de vagas nas creches do município. Logo que assumiu a prefeitura, Rogério Pascon dispunha de três creches que atendiam 200 crianças.
Desde o primeiro mandato, o petebista informou que, além de ampliar as já existentes, construiu mais duas unidades para atender as crianças. “Hoje, temos 600 crianças atendidas”, comemora.
O prefeito frisa ainda a merenda oferecida pelo município. “Desde que foi criado o Indsat [instituto de pesquisa], nós somos apontados como a prefeitura que oferece a melhor merenda e a melhor educação”, destaca ao lembrar que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem subido a cada ano.
Por fim, o prefeito diz que Santa Gertrudes conta com 14 unidades de ensino que foram todas reformadas. “Tínhamos apenas uma escola estadual. Trouxemos uma segunda para o município”, finaliza.
MUDANÇA: Código de postura auxilia no combate à dengue
Em vigor desde janeiro de 2019, o código de postura de Santa Gertrudes disciplina o descarte de lixo e materiais no município. “Hoje, temos locais para o entulho, que nós fizemos três ecopontos, e 580 caixas coletoras de lixo, nas quais a população pode colocar o lixo em qualquer dia”, explicou Pascon. A medida, aliada à matéria Degue oferecida nas escolas, surtiu resultado e o município registra apenas 30 casos de dengue.
ECONOMIA: Prefeito reduziu 108 cargos comissionados em Santa
O prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon, destacou que diminuiu os cargos comissionados (de livre nomeação) em sua gestão. Ele afirma que quando assumiu eram 130 vagas de provimento em comissão. “Hoje, temos 22 cargos, sendo que seis deles são ocupados por funcionários de carreira. Os outros cargos foram extintos”, disse ao enfatizar a economia que representa ao município.