A Páscoa cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A palavra Páscoa vem do hebraico pesach, que significa “passagem” ou “passar além”. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.
A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril. Neste ano, a data caiu em 31 de março.
Segundo o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. No catolicismo, as comemorações referentes à Páscoa começam na “Quinta Feira Santa” com a Missa da Ceia do Senhor. Em seguida, na “Sexta Feira Santa”, é memorada a crucificação de Jesus. No “Domingo de Páscoa” é celebrada a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos, encerrando as comemorações de Páscoa.
A Semana Santa é a última semana da Quaresma, período em que os fiéis cristãos devem permanecer por 40 dias em penitências e períodos de jejum. Apesar disso, as práticas nesta época variam conforme a religião em questão. Por exemplo, os cristãos católicos e os cristãos protestantes têm práticas diferentes durante a Páscoa, e os evangélicos celebram de maneira diferente que os católicos.
Enquanto os católicos são encorajados a não comer carne na Quaresma, os evangélicos não possuem essa restrição. Além disso, os evangélicos, em geral, não costumam celebrar todos os dias da Semana Santa como os católicos, dando mais importância à Sexta-feira Santa e ao domingo de Páscoa.
Símbolos da Páscoa
A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.
O coelho da Páscoa, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações realizadas pelos povos antigos durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.
O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. A partir deste costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa. (Fonte: www.significados.com.br)
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons