A prefeitura de Rio Claro programou para esse sábado (22) no Jardim das Flores e Parque São Jorge mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Se não chover, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, percorrerão os bairros das 8 às 13 horas, vistoriando residências, orientando e recolhendo objetos que podem ser criadouros do mosquito transmissor da dengue. Boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado nesta semana aponta 106 casos registrados da doença em Rio Claro desde o início do ano.
“A participação da comunidade é mais importante que nunca, pois a intensificação das chuvas favorece a reprodução do mosquito transmissor e é necessário eliminar os potenciais criadouros para conter o avanço da doença ”, destaca o gerente do CCZ, Diego Reis. A Aedes aegypti se reproduz em água parada e muitos recipientes têm sido encontrados nas residências. O mosquito também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela, por isso é necessário que os moradores façam o descarte correto de materiais, pois lixo e sujeira acumulam água.
O mais recente índice de densidade larvária do município, que chegou a 1.9, coloca Rio Claro em estado de alerta com relação ao Aedes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de imóveis habitados.