Também em comemoração ao 50 anos ininterruptos da história da F1 em solo brasileiro, o Governo do Estado de São Paulo realiza a exposição “50 Anos de GP no Brasil”, localizada na Oca do Parque Ibirapuera até o dia 20 de novembro, data em que será realizado o GP de Abu Dhabi, etapa final da temporada.
Com curadoria dos jornalistas Castilho de Andrade e Manuel Valle, o evento conta com diversos itens que todo fã gostaria de ter em sua coleção. A exposição começa com o troféu de José Carlos Pace, vencedor do grande prêmio na capital paulista em 1975; posteriormente, o circuito foi nomeado em sua homenagem.
São apresentados ao público vários capacetes e macacões de pilotos brasileiros que representaram a bandeira verde e amarela na maior categoria do esporte a motor, como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Roberto Pupo Moreno, Felipe Nasr, Christian Fittipaldi, além dos campeões Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Itens de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Charles Leclerc e outras figuras da modalidade também estão expostos na Oca.
Os carros, elementos fundamentais nas conquistas desses atletas, também podem ser vistos de perto. O evento reúne a Red Bull do britânico David Coulthard, a Renault do italiano Giancarlo Fisichella, a Jordan de Barrichello, a Ferrari e a Williams de Felipe Massa e o icônico Lotus preto e dourado de Senna.
Por E. Cortez / Divulgação