Paris testemunhou vários momentos memoráveis na história — alguns dos locais que receberão os Jogos Olímpicos Paris 2024 são prova disso — mas a visão de 85 barcos transportando 6,8 mil atletas ao longo do rio Sena até uma cintilante Torre Eiffel e à pira Olímpica elevada por um balão de ar quente não é algo que a capital francesa provavelmente se esquecerá.
A Cidade Luz se tornou um estádio esportivo na noite da Cerimônia de Abertura Paris 2024, nesta sexta-feira (26 de julho). O rio Sena, com seu leito e suas margens, ganhou arquibancadas com torcedores. E marcos históricos pelo caminho viraram testemunhas silenciosas da celebração vibrante cheia de bandeiras, plumas e gotas de chuva.
Ao realizar a cerimônia pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos fora do cenário tradicional de um estádio, Paris 2024 convidou todos a participarem das quatro horas de festa, criada pelo diretor artístico Thomas Jolly.
Atletas saltaram no convés dos barcos sob chuva constante, torcedores se reuniram nas margens e pontes, bailarinos deram piruetas nos telhados e os parisienses saíram em suas sacadas para aclamar as delegações dos 205 Comitês Olímpicos Nacionais (CON).
O desfile no rio e as apresentações artísticas percorreram o coração de Paris rumo a Trocadero, onde o mundo se reuniu para ouvir as palavras mágicas do Presidente da França, Emmanuel Macron: “Eu declaro os Jogos Olímpicos Paris 2024 abertos.”
“Alguns podem dizer que nós, no mundo Olímpico, somos sonhadores. Mas não somos os únicos,” disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. “E nosso sonho está se tornando realidade nesta noite: uma realidade para todos verem. Atletas Olímpicos de todo o mundo, nos mostrando a grandeza que nós humanos somos capazes. Então eu convido a todos: sonhem conosco. Como os atletas Olímpicos, inspirem-se na alegria que apenas o esporte pode nos dar. Vamos celebrar este espírito Olímpico de viver a vida em paz, como uma única humanidade, unida em toda a nossa diversidade.” (Fonte: https://olympics.com/)