A seleção brasileira de futebol feminino já conhece o caminho que terá de percorrer na busca pelo tão sonhado ouro olímpico. Na primeira fase, o Brasil está no grupo C, ao lado de Espanha, Japão e Nigéria. A estreia será no dia 25 contra a Nigéria, às 14 horas (horário de Brasília). Na sequência, o adversário será o Japão, no dia 28, ao meio-dia. O Brasil fecha a primeira fase, enfrentando nada menos que a atual campeã mundial, a Espanha, no dia 31, também ao meio-dia.
A fase quartas de final que corresponde a segunda fase das disputas, será no dia 3 de agosto, a semifinal está programada para o dia 6 e a grande final, valendo a medalha de ouro, no dia 10 de agosto.
O torneio olímpico de futebol feminino reúne 12 equipes na primeira fase, divididas em três grupos com 4 equipes cada. Classificam-se para as quartas de final as duas melhores colocadas de cada grupo, além das duas melhores terceiras colocadas no geral.
Das seleções que formam o Grupo C, ao lado do Brasil, a Espanha lidera o ranking mundial, o Brasil é o 9º. colocado, o Japão o 7º. e a Nigéria a 36ª. Para a disputa da Olimpíada o técnico da seleção brasileira Arthur Elias convocou as seguintes atletas:
GOLEIRAS: Lorena (Grêmio) e Tainá (América-MG)
ZAGUEIRAS: Tarciane (Houston Dash-EUA), Rafaelle (Orlando Pride – EUA) e Thais Ferreira (UD Tenerife-ESP)
LATERAIS: Antônia (CBF), Tamires (Corinthians) e Yasmim (Corinthians)
MEIO-CAMPISTAS: Yaya (Corinthians), Duda Sampaio (Corinthians), Ana Vitória (Atlético de Madrid-ESP)
ATACANTES: Gabi Portilho (Corinthians), Adriana (Orlando Pride – EUA), Kerolin (North Carolina Courage – EUA), Ludmilla (CBF), Marta (Orlando Pride – EUA), Jheniffer (Corinthians) e Gabi Nunes (Levante – ESP)
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Leandro Lopes/CBF