Fantástico! A judoca brasileira Bia Souza, 26 anos, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil na Olimpíada de Paris 2024. Na final, após disputar e vencer 4 lutas nas fases anteriores, Bia derrotou por waza-ari a israelense Raz Hershko, número 2 do mundo, em disputa válida pela categoria +78 Kg. O golpe que definiu a luta a favor da brasileira foi um o-soto-guruma logo a 44 segundos do combate. A partir daí, Bia Souza controlou a luta e mesmo levando duas punições garantiu a vitória por pontos conforme decisão dos jurados.
Muito emocionada, Bia Souza dedicou a conquista à mãe a avó duas incentivadoras de sua vitoriosa carreira. O feito da judoca brasileira é histórico. Bia Souza se torna a primeira brasileira debutante campeã olímpica em provas individuais.
Bia Souza é natural de Peruíbe-SP, tem 1,78 m de altura, pesa 135 Kg e compete pelo Clube Pinheiros da capital. Sagrou-se duas vezes vice-campeã mundial, nos anos de 2017 e 2022. Foi também, medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Santiago-CHI, no ano passado.
A medalha de ouro de Bia Souza é a terceira do judô brasileiro na Olimpíada de Paris 2024. Antes, William Lima havia conquistado a medalha de prata na categoria até 66 Kg e Larissa Pimenta, a de bronze, na categoria até 52 Kg. Ao todo, o judô do Brasil soma 27 medalhas na história das Olimpíadas.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Alexandre Loureiro/COB