Chegou o grande dia! Ao meio-dia deste sábado (10), no estádio Parque dos Príncipes em Paris, o time de futebol feminino do Brasil enfrenta os Estados Unidos na grande final olímpica. Será a primeira vez desde Pequim 2008 que o time brasileiro chega à condição de disputar a medalha de ouro. A expectativa é grande e a confiança maior ainda.
Após início complicado, quando a equipe do técnico Arthur Elias obteve a classificação na primeira fase dependendo de outros resultados, o time feminino do Brasil embalou de vez a partir das quartas de final. Bateu a França por 1×0, gol de Gabi Portilho, e despachou na semifinal a Espanha, atual campeã do mundo, por 4×2, gols de Paredes (contra), Gabi Portilho, Adriana e Kerolin.
Os Estados Unidos são uma pedra no sapato do time de futebol feminino do Brasil. Nas duas ocasiões em que a equipe brasileira chegou à final, em Atenas 2004 e Pequim 2008, acabou derrotada pela adversária de hoje. Na duas ocasiões, a camisa 10 Marta, que volta a ser relacionada pela comissão técnica, para a grande final, após cumprir suspensão de 2 jogos, era o maior nome do time brasileiro. Aos 38 anos, Marta terá a grande chance de reescrever a história e encerrar o seu ciclo olímpico com chave de ouro.
Mas, sem dúvida, o grande nome do Brasil nesta Olimpíada, tem sido a atacante Gabi Portilho, que tem jogado muito bem, feito gols decisivos e contagiado elenco e torcedores com a sua garra e o seu otimismo.
Não havendo surpresa de última hora o Brasil deve iniciar a disputa pela medalha de ouro contra os Estados Unidos com a seguinte equipe: Lorena, Lauren, Tarciane e Thais Ferreira (Rafaelle); Duda Sampaio, Yayá e Ana Vitória; Jheniffer (Marta), Gabi Portilho e Gabi Nunes. Técnico: Arthur Elias.
Em busca da quinta medalha de ouro olímpica no futebol feminino, os Estados Unidos, da técnica Emma Hayes, deve começar o jogo com a seguinte escalação: Naeher; Fox, Girma, Davidson e Dunn; Horan, Coffey e Rodman; Lavelle, Swamson e Smith.
O jogo Brasil x Estados Unidos terá transmissão ao vivo da TV Globo e dos canais SporTV, Globoplay e CazéTV-Youtube.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: AFP