O sábado promete para os amantes do vôlei masculino. Dia de acordar cedo, botar a camisa amarela e grudar na frente da TV para torcer pela seleção brasileira masculina de vôlei que estreia na Olimpíada de Paris 2024.
O Brasil enfrenta a poderosa Itália e, apesar de não viver um grande momento, encara o adversário de igual para igual no primeiro desafio em busca da medalha de ouro. O jogo, Itália x Brasil, válido pela 1ª rodada do Grupo B, começa às 08 horas (Brasília) na Arena Paris Sul e terá transmissão ao vivo da TV Globo e dos canais Sportv, Globoplay e CazéTV.
Titular absoluto da seleção brasileira, o oposto Darlan sofreu lesão na panturrilha esquerda e desfalca o time de Bernardinho logo na estreia. Seu substituto deverá ser o ponteiro Honorato.
A competição de vôlei masculino da Olimpíada de Paris 2024 reúne 12 equipes divididas em três grupos de 4. Além da Itália, o Brasil enfrenta na primeira fase do Grupo B, as seleções do Egito e da Polônia. Classificam-se para as quartas de final, as duas melhores equipes de cada grupo e mais as duas melhores terceiras colocadas no geral.
Dois gigantes do voleibol masculino, Brasil e Itália já disputaram duas finais olímpicas, em Atenas 2004 e Rio 2016, ambas vencidas pelo Brasil. Ao todo, brasileiros e italianos já disputaram 9 partidas em olimpíadas com 8 vitórias do Brasil e apenas 1 da Itália.
Desde 1964, em Tóquio, quando o voleibol passou a ser esporte olímpico, o Brasil conquistou a medalha de ouro 3 vezes, em Barcelona (1992), Atenas (2004) e Rio (2016).
Por Geraldo Costa Jr / Foto: Divulgação FIVB