Depois da vaga brilhantemente conquistada na Letônia, no Torneio Pré-olímpico, ao eliminar os anfitriões em um jogo histórico, a seleção brasileira masculina de basquete inicia neste sábado (27) a sua trajetória na Olimpíada de Paris 2024 contra a França, em jogo que começa às 12h15 (horário de Brasília), no Stade Pierre-Mauroy, em Lille, com transmissão ao vivo da TV Globo e dos canais Sportv, Globoplay e CazéTV. O Brasil está no grupo B, e terá como adversários na primeira fase, além da França, as seleções de Alemanha e Japão.
No confronto mais recente contra a França, o Brasil levou a melhor e venceu a disputa na Copa do Mundo de 2014, pelo placar de 65×63. Entre os destaques do time francês estão os alas Bilal Coulibaly, Evan Fornier e os pivôs Rudy Gobert e Victor Wembanyama.
Treinado pelo experiente Aleksandar Petrovic, o Brasil conta com os arremessos certeiros dos alas Bruno Caboclo e Léo Mendl e do armador Marcelinho Huertas para superar os anfitriões olímpicos.
A exemplo do acontece no vôlei masculino, 12 seleções disputam o torneio de basquete olímpico. Na primeira fase, as equipes se dividem em três grupos com 4 equipes cada. Classificam-se para as quartas de final, as duas melhores equipes de cada grupo mais as duas melhores colocadas no geral.
Depois de enfrentar a França, na estreia, a seleção de basquete masculino do Brasil encara a Alemanha, na terça-feira (30), às 16 horas (Brasília). O jogo contra o Japão, o terceiro e último da primeira da fase, acontece no dia 2, às 6 horas (Brasília).
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação/FIBA