O Diário do Rio Claro retratou em agosto a paixão pela Polícia Militar que passa de pai para filho e a honra em pertencer à corporação. Na matéria intitulada “O ofício que inspira gerações”, contamos a experiência do 2Sgt PM Pires do 37º BPM/I e do filho Henrique Pires da Silva, 22 anos, aluno Oficial da Academia do Barro Branco. No último fim de semana, um novo momento foi marcante na vida dos dois. Eles tiveram a honra de atuar na mesma equipe prestando serviços à população de Rio Claro e foram além da relação pai e filho, se tornaram parceiros de farda. “Ele está no último ano da academia. Todo fim de semana está fazendo estágio em vários municípios e nesse, ele conseguiu fazer aqui em Rio Claro. Durante o estágio em Rio Claro ele trabalhou de Comando de Força e eu de Comando de Grupo. Trabalhamos juntos na mesma equipe, ele na supervisão geral e eu na supervisão da cidade”, explica o sargento.
O episódio passou a ser um dos mais marcantes para a vida de ambos. “Foi uma experiência muito boa, nesses 20 anos de polícia, foi o melhor serviço da minha vida, ter meu filho do lado comandando, eu sendo comandado por ele, foi uma honra para mim”, destaca o pai orgulhoso dos caminhos que o filho decidiu trilhar.
A formatura do Oficial acontece em junho, enquanto isso, o pai sonha poder repetir o momento ao lado do filho. “Com a formatura ele escolhe o município que vai atuar, espero que ele consiga vir para Rio Claro para trabalhar com o pai, vai ser muito bom”, almeja.
Como pai e como parceiro de equipe, claro que teve conselho para o novo integrante da Polícia Militar. “O importante, independente do Batalhão que ele está trabalhando, do momento que a gente está vivendo, é sempre trabalhar com honestidade, sempre apoiando os policiais que estiverem junto com ele, para desenvolver um bom trabalho para a população. A experiência foi muito gratificante, fiquei muito feliz e orgulhoso pelo caminho que ele traçou, pela carreira que ele está iniciando na Polícia Militar, que para mim é uma grande honra”, salienta o 2Sgt PM Pires que iniciou a carreira em 18 março de 2002 e atua no 37BPMI.
Henrique Pires da Silva iniciou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 10 de julho de 2019. Ele se espelhou no pai o 2Sgt PM Pires para a realização profissional e pessoal como destacou a Diário: “É um sonho desde criança, meu pai foi meu grande influenciador”.
Henrique Pires da Silva
“Foi uma satisfação muito grande poder estagiar em Rio Claro, cidade em que nasci e cresci. Foi satisfação maior ainda trabalhar ao lado do meu pai, muito aprendizado. Poder estar ao lado daquele que sempre me ensinou a ser o homem que sou hoje. E pela experiência profissional foi excelente, oportunidade ímpar que fez valer todo o sacrifício que estou passando de ficar três anos em São Paulo. Foi incrível”, destacou Henrique Pires da Silva, 22 anos, aluno Oficial da Academia do Barro Branco.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação