A Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense completa hoje 111 anos de fundação. Com origem no ciclismo, o clube aderiu ao futebol em 1920, a partir da fusão com o time do Comercial de Rio Claro.
Ao longo de sua história, vários craques desfilaram a arte de jogar futebol vestindo a gloriosa camisa rubro-verde que tem como inspiração as cores de Portugal. Entre eles, Norberto Lopes, Adilson Reali, Petronillo, Ditinho, Valter Gama, Patola, Edson Augusto, Renato, Hércules, Israel Ribas, Arturzinho, Pirulito, Reginaldo, apenas pra citar alguns.
Clube que tem uma grande e apaixonada torcida, o Velo Clube obteve feitos memoráveis em seus 111 anos de existência, comemorados hoje, como acesso à Divisão Especial (atual Série A1) do Campeonato Paulista, em 1979 e, mais recentemente, o título do Campeonato Paulista da Série A3, em 2020. O Velo Clube tem ainda no currículo o título de campeão juvenil estadual da Segunda Divisão pela Federação Paulista de Futebol, conquistado em 1980, que revelou entre outros, o craque Patola, grande ídolo da torcida velista no início dos anos 80. Em 1973, em enquete realizada pela Revista Placar, a torcida do Velo foi considerada a quinta maior do estado de São Paulo, época em que o estádio Benitão recebia grande público até nos dias de treinamento da equipe.
Entre os treinadores que escreveram seu nome na história do clube estão, entre eles, Mané Bortolotti, Dinda, Bidon, Henrique Passos, José Nogueira, Valter Zaparolli, João Vallim e Cléber Gaúcho.
Na Galeria dos Presidentes velistas que honraram as glórias e a tradição do clube, podem ser citados, entre outros, Amadeo Rocco, Pedro Kury, Benito Agnello Castellano, Sergio F. Cerri, Nelson Araújo, Antonio Carlos Cestari, Antonio Carlos Trivellato, Rubens Santana, Adalberto Irineu Borges, José Pedro de Paula Caraça.
O Velo Clube ganhou um novo dinamismo em sua história a partir de 2010, quando da chegada à diretoria do incansável e competente João Donizete Marcondelli, apoiador incondicional do clube, que resgatou a credibilidade da agremiação e a tornou novamente forte e competitiva dentro das quatro linhas, obtendo seguidos acessos, culminando com a conquista do título da série A3 do Campeonato Paulista, em 2020.
Nesse período, o Velo Clube voltou a disputar também a importante Copa São Paulo de Futebol Jr. e modernizou o estádio Benitão, realizando reforma e ampliação do gramado e outras adequações que se faziam necessárias.
O estádio Benito Agnello Castellano, que leva este nome em homenagem a um dos maiores beneméritos da história do Velo Clube, e cujo busto se acha em destaque no alto da arquibancada coberta, foi uma conquista de toda a comunidade velista, que envidou esforços para a construção do mesmo, inaugurado em 17/08/1972, quando o Velo Clube recebeu a visita da S.E. Palmeiras, então, campeã paulista e brasileira.
O Benitão, como é carinhosamente chamado o estádio, que comporta cerca de 8000 torcedores, foi municipalizado em 2010.
Integrante da Série A2 do Campeonato Paulista, atualmente o Velo Clube é presidido por Reginaldo Lourenço Breda, cuja diretoria, apesar de todas as dificuldades decorrentes da pandemia, firmou duas importantes parcerias para o clube nos últimos meses. A primeira delas, para as categorias de base, com a empresa Salto Sports, o que viabilizou a participação do Velo no Campeonato Paulista Sub-20. E a segunda, para a equipe profissional, com a empresa Caran Sports, que tornou possível a participação do Rubro-Verde na Copa Paulista de Futebol.
Duas publicações bastante significativas contam a história de lutas e conquistas do Rubro Verde, um dos clubes mais queridos do futebol do interior paulista. São os livros “Benito e o Velo, uma paixão em vermelho e verde”, de autoria de Cláudio Luis Neves Castellano e “100 anos A.E. Velo Clube, de amor e glórias, mais que uma vida, uma história”, de autoria de Álvaro Sebastião Pinto Lopes.
Amistoso hoje
Neste sábado (28), o Velo Clube enfrenta amistosamente a equipe do EC XV de Novembro de Piracicaba, no estádio Barão de Serra Negra, às 10 da manhã.
A equipe velista, treinada pelo técnico Maurílio Silva, se prepara para a Copa Paulista de Futebol, competição na qual o Rubro-Verde estreia no dia 14 de setembro, quando receberá no estádio Benito Agnello Castellano, o Benitão, a equipe do Botafogo FC de Ribeirão Preto, às 15 horas.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação