Em declaração à imprensa, nos jardins da Casa Branca, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que o encontro marca um “capítulo inédito” que abre “novas frentes de cooperação”.
Ele destacou os esforços do seu governo para implementar as reformas em curso e o equilíbrio das contas públicas. Segundo o brasileiro, a dispensa de vistos para norte-americanos é para estimular o comércio e o turismo.
Bolsonaro agradeceu o apoio de Trump ao ingresso do Brasil na Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele se referiu ao grupo que reúne 36 países que se guiam pelos princípios da democracia representativa e economia de mercado. “O apoio americano ao ingresso do Brasil na OCDE será entendido como um gesto de entendimento que marcará ainda mais a parceria que buscamos”, diz.
Para o apoio do Brasil na OCDE, Trump quer quer o Brasil deixe a lista de tratamento especial na Organização Mundial do Comércio (OMC), responsável por mediar conflitos e oferecer vantagens em relação aos outros, como mais prazo para cumprir acordos e outras flexibilidades. O Brasil utilizou a OMC para defender seus interesses 33 vezes.