Um ano novo traz sempre expectativas e anseios por mudanças. É o momento que as pessoas traçam metas e fazem promessas para atingir os objetos. Uns seguem à risca, outros acabam se perdendo no meio do caminho. Tem os que refletem sobre tudo que passou e os que gostam de saber como o ano que chega será regido.
O Diário do Rio Claro conversou com o astrólogo, constelador sistêmico e youtuber, além de fundador do canal Astrologia Sistêmica, Carlos Harmitt, que fez também uma análise sobre o contexto astral dos últimos anos. Para o especialista, o próximo ano será transformador.
“Muito se tem falado na internet sobre o ano 2020, e motivos não faltam para isso. Astrologicamente, o próximo ano será o ponto de virada num processo que já vem acontecendo faz alguns anos. Com certeza, a maioria das pessoas deve se lembrar do ano 2012, quando o calendário do povo maia indicava uma mudança de época na história da humanidade. É bem verdade que, de lá para cá, a humanidade tem enfrentado anos bastante desafiadores. Isso porque, em 2012, nosso sistema solar se alinhou com o centro da galáxia e passamos a receber mais luz. Não só radiações físicas, mas especialmente Luz Espiritual que pulsa a partir do coração da Via Láctea. O resultado desse processo é que, uma vez entrando mais luz no planeta e na alma das pessoas, as coisas antes escondidas pela escuridão começam a aparecer, às vezes de forma assombrosa. É mais ou menos como aquele ditado “quanto mais eu rezo, mais demônios me aparecem”. Ou seja, quanto mais luz recebemos, mais negatividade fica à mostra. Quanto mais intensa é a luz, mais densas são as sombras projetadas.”
2020 NO ÂMBITO COLETIVO
“É aqui que entra o ano de 2020, pois as sombras espirituais se tornarão mais densas do que nunca no próximo ano. O lado difícil disso é que muito mais coisas negativas vão aparecer e estremecer os pilares do mundo. Por outro lado, só se consegue efetivamente curar aquilo que olhamos e do qual tomamos consciência. Precisamos que toda a ‘sujeira’ fique à mostra para podermos dar uma boa varrida na casa”, avaliou o astrólogo.
Para Carlos Harmitt, em resumo, o ano de 2020 será um ano em que os mais profundos dramas e feridas da humanidade virão à tona para finalmente serem curados. “Isso é evolução. É assim que funcionam as coisas aqui no plano físico. E como isso afeta as pessoas, particularmente?”, observou.
2020 NO ÂMBITO PESSOAL
De acordo com o profissional, com o processo das sombras de 2020, cada um de nós terá de entrar na sua caverna interna com uma luz na mão e enfrentar as próprias sombras. “Segundo o psicoterapeuta Carl Jung (1875-1961), cada um de nós possui um ‘lado sombrio’, onde estão guardados traumas, memórias primitivas e características da nossa personalidade que escondemos dos outros para sermos aceitos. Até então, a maneira que todos têm feito é projetar a sua própria negatividade no outro. Por isso, atraímos pessoas cuja função é ser vilões nas nossas vidas, pois é por meio deles que tomamos consciência de nossa própria sombra. Em muitos casos, pessoas ocuparam posições estratégicas em nossas vidas para ‘cutucar’ e fazer com que o pior de nós viesse à tona”, comentou.
Portanto, ele alerta. “O ano de 2020 será um ano em que os vilões vão se tornar ainda mais vilões. Deixar de reagir com ódio em relação a eles é sinal de cura. Continuar odiando os ‘vilões’ (que muitas vezes são vilões apenas pela nossa perspectiva) é sinal de que a pessoa ainda está presa na sua própria sombra inconsciente”, aconselhou.
2020 PARA O BRASIL E O MUNDO
Dentro desse processo todo, como ficam as coisas para o Brasil? O astrólogo comentou a previsão. “No Brasil, bem como no mundo todo, fica notório que o lado sombrio está atuando à luz do dia e ocupando posições de poder. As instituições criadas para guiar a humanidade em direção ao progresso espiritual foram se corrompendo durante os séculos e hoje fazem o oposto, nos levando para o abismo. Política, economia, religião, educação e os moralismos tonaram-se as expressões da própria sombra da humanidade. Assim, veremos em 2020 ainda mais coisas virem à tona para revelar o lado podre dessas instituições. É um processo necessário para podermos curar essas coisas e eliminarmos de vez tudo aquilo que tem mantido o Brasil numa cultura de ódio, ignorância, preconceito, racismo e intolerância”, disse.
2020 PARA RIO CLARO
Para Rio Claro, segundo o astrólogo, não será diferente. “Os astros revelam alguns desafios interessantes para nossa cidade. Desde 2018, uma configuração bastante forte está ocorrendo no signo de Capricórnio, que é a união de Saturno e Plutão, dois planetas que estão demolindo as velhas estruturas para, posteriormente, pavimentar as novas estruturas que terão mais significado no futuro. Em 2020, chegamos ao ápice desse processo e, no mapa astrológico de Rio Claro, esses dois planetas tocam Urano, o grande libertador”, observou
O que isso significa? “A comunidade rio-clarense sentirá uma forte necessidade de se libertar de duas coisas bem específicas: aquilo que não mais a satisfaz e aquilo que atrasa sua evolução humana. O desejo pelo novo se tornará mais forte numa comunidade acostumada a se apoiar no conservadorismo. Talvez esse desejo seja catalisado por novas lideranças bem diferentes do habitual e que surjam como surpresas no meio do caminho. Urano sempre ativa o desejo de viver o não vivido. Essas novas lideranças poderão representar essa proposta ainda não vivida”, analisou.
O astrólogo destaca que o período mais favorável para Rio Claro será entre agosto e outubro, quando Júpiter fará conjunção com Netuno no mapa astral da cidade. “Júpiter é abertura de consciência e exploração de novos horizontes. Netuno é a conexão com algo maior, com um destino que está além das forças humanas. É como se realmente algo muito além das nossas concepções estivesse operando e direcionando os caminhos da comunidade”, contou.
Porém, neste período podem ocorrer notícias que abalam. “Neste processo, pode ocorrer um luto significativo e necessário. Algo ou alguém que teve sua importância se vai, quase como um simbolismo dos tempos de renovação que se avizinham. Para a nossa cidade, o campo para testar o ainda não testado está aberto, associado a um sentimento de renovação. Isso pode acontecer na cultura, na política, na educação e outras áreas que impactam a população”, comentou Carlos Harmitt.
Todavia, acrescentou que os astros apenas dão a tendência. “O que faz com que realmente as coisas aconteçam é a capacidade de decidir e agir de cada um de nós, baseada num ganho de consciência e numa nova perspectiva sobre a vida. Tudo o que 2020 pede é que estejamos abertos ao novo e dispostos a eliminar aquilo que necessita ser eliminado, por mais que nos custe, a fim de que avancemos mais um passo na evolução individual e coletiva. Será que estamos preparados para esse desafio?”, finalizou o astrólogo Carlos Harmitt.
Foto Divulgação