O Papa Francisco recebeu nesta quarta-feira, no Vaticano, uma escultura em bronze do piloto Ayrton Senna, confeccionada pela artista plástica Paula Senna Lalli, sobrinha do piloto. Além da obra “Meu Ayrton”, Bianca Senna, irmã de Paula e diretora do Instituto Ayrton Senna, também presenteou o Papa com um capacete de seu tio.
“Foi um dia muito emocionante. É uma honra poder vir ao Vaticano e encontrar o Papa na semana da Páscoa para entregar uma obra tão especial da minha irmã. Ele agradeceu e elogiou o busto”, disse Bianca.
A ação faz parte de mais uma homenagem a Senna em 2019, ano que marca 25 anos da morte do tricampeão mundial de Fórmula 1. “Meu Ayrton” teve início em 2016, quando a mãe do piloto, Neyde Senna, fez a encomenda à neta.
A obra foi exibida ao público pela primeira vez durante esse encontro de Bianca Senna com o Papa. Agora pertence ao acervo do Vaticano. A artista confeccionou a escultura usando fotos e memórias como referência. Paula também contou com a ajuda de familiares, que posaram para ajudar a dar vida a aspectos da anatomia de Ayrton não captadas pelas imagens.